Antes de trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de software, eu pouco sabia sobre a área de programação, na verdade, continuo não sabendo muito, afinal de contas sou da área de comunicação.
Entretanto, conforme fui me adaptando à empresa, algumas coisinhas básicas eu aprendi como por exemplo, a diferença entre o registro de um domínio para site e a hospedagem.
Durante o dia, nós conversamos com muitos clientes que têm dificuldades para entender a diferença entre ter um domínio registrado e hospedá-lo em um servidor. São dois serviços diferentes e, geralmente, é necessário contratá-los separadamente. Vejamos mais sobre cada um a seguir.
Registro
Nos sites de registro de domínio é possível comprar um “nome” e deixá-lo registrado. O registro e a compra de domínios pode ser feito no registro.br, onde é possível apenas comprar domínios com extensão “.com.br”. Ou em sites como, por exemplo, o Go Daddy, onde é possível comprar domínios com extensão “.com”, “.net”, “.com.br”, etc.
Ao acessar o site de uma das empresas mencionadas acima ou de qualquer outra que preste o serviço, haverá um campo para pesquisar o nome (domínio) que deseja comprar.
Se o nome pesquisado já possuir “dono”, você não poderá comprá-lo, mas, se o resultado mostrar que o domínio está disponível, aparecerá o valor e o botão para compra. Clique no botão e realize todo o procedimento solicitado pelo site de registro; após o pagamento, o domínio será de sua propriedade.
Pronto! Agora você é dono de um domínio como, por exemplo, anaugusta.com.br. Isto não quer dizer, porém, que haja algum conteúdo neste endereço. Ao digitá-lo no seu browser, muito provavelmente aparecerá uma mensagem de erro ou de página inexistente, pois você apenas comprou um nome. Para que esse nome (ou endereço) abra algum conteúdo, é necessário hospedá-lo em algum lugar. Vamos entender melhor sobre isso agora.
Hospedagem
Após comprar um domínio, e antes de colocá-lo em uso, é necessário hospedá-lo em algum lugar. O UOL oferece um serviço de hospedagem chamado UolHost, por exemplo, mas existem outros como o Hosgator, Hostnet, etc. Este serviço também é pago, normalmente através de uma assinatura mensal.
Após adquirir o serviço, será necessário informar o seu domínio e realizar a integração do serviço de hospedagem com algum software de FTP, que é onde você irá inserir o seu conteúdo e compartilhá-lo com o servidor de hospedagem. Quando um usuário digitar o endereço do seu site no navegador, o conteúdo que abrirá será o mesmo que foi adicionado no software de FTP.
É comum contratar terceiros para a criação de um site e a pessoa contratada realiza todo o procedimento mencionado neste artigo. Quando alguém precisa realizar a configuração no painel DNS do seu site – caso da maioria dos nossos clientes – não sabe onde realizar tal procedimento, uma dica: na maioria dos casos é no local da hospedagem.
Para saber mais sobre domínios, hospedagem e FTP eu indico um curso online gratuito da MX Cursos, o Hospedagem de sites e registro de domínios. Ele é bem interessante para quem deseja saber mais sobre o processo de hospedagem.
https://www.youtube.com/watch?v=sHqiyGr2fWs
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]