Com o potencial do marketing digital, as pequenas empresas se perguntam se vale a pena terceirizar ou não uma equipe própria. Para responder a essa dúvida algumas das principais atividades do marketing digital precisam ser quebradas e analisadas separadamente.
Existem empresas que correm um risco muito grande ao confiar 100% do seu marketing digital a uma agência, limitando-se a companhar alguns relatórios periódicos. Geralmente nenhum terceiro tem o conhecimento de mercado que a sua empresa tem e essa falta de suporte pode ser desastrosa.
Recomenda-se então que algum gestor se dedique pelo menos parcialmente à área de marketing digital. A gestão e estratégia sempre precisam de um direcionamento que vem de dentro da empresa.
É improvável que alguém de fora consiga tocar perfeitamente o relacionamento por conta própria, ainda mais se tratando de mídias sociais. Se a empresa já possuí uma grande audiência e a necessidade de interação é recorrente, faz mais sentido fazer o trabalho internamente, mesmo que um funcionário se dedique parcialmente a isso.
A produção de conteúdo é uma tarefa que exige tempo e pode ser terceirizada sem maiores problemas, ainda mais quando não é o foco da empresa.
Ser for necessário uma profundidade técnica grande, o melhor é que seja interna. Se dinheiro for o problema, a saída é distribuir a responsabilidade de escrever para vários funcionários da empresa, tornando a tarefa mais viável para todos. Para os bons resultados surgirem é interessante ter alguém experiente na empresa fazendo o papel de editor.
A compra de mídias é de longe a parte mais terceirizada do marketing digital pelas empresas. Não é fácil encontrar profissionais com essa experiência, então a escolha faz bastante sentido. Só vale a pena contratar pessoas do ramo digital quando a empresa estiver investindo uma quantia extremamente alta.
Mas se o modelo de negócios da sua empresa se baseia muito em marketing digital para aquisição de clientes pode ser muito arriscado manter a operação terceirizada. Pense nos custos também, se a demanda é relativamente pequena, é mais barato conta com a estrutura de um terceiro.
Se você realmente quer ter uma equipe voltada apenas para o marketing digital dentro da sua empresa, será necessário o apoio de consultorias especializadas e treinamentos para tornar a equipe 100% capacitada, já que não é simples encontrar profissionais prontos para essas funções.
Então fica a dica dessa semana para você e sua empresa, abraços e até a próxima.
Fonte: Exame