Possui uma pequena ou média empresa? Então, responde pra gente: Você realiza ou pensa em investir em anúncios? Se sim, precisa conhecer mais sobre essa novidade do Google…
Durante a conferência Google Marketing Next, realizada em maio de 2017 na cidade de São Francisco (EUA), o Google anunciou, entre outras inovações , a versão beta do Google Attribution.
A nova ferramenta promete contribuir muito para que o Marketing das empresas identifique precisamente o que tem gerado resultado ou não.
Quer saber como? Então, vem com a gente entender…
O que é Google Attribution?
O Google Attribution, que de acordo com o Google será lançado para mais anunciantes nos próximos meses, nada mais é do que a versão mais simples e grátis da paga e robusta Attribution 360 (adquirida pelo Google em 2014 na época com o nome de ‘Adometry’), que é voltada para grandes anunciantes
Segundo o Gerente de Produtos do Google, Bill Kee, Google Attribution é uma ferramenta criada para compreender a jornada do cliente de maneira completa em contraposição a seu último clique.
Assim, as pequenas e médias empresas poderão saber, por exemplo, o impacto de um anúncio que foi visto por alguém que comprou só depois através de outro anúncio.
Para compreender corretamente a origem da conversão, o Google Attribution extrairá dados do Google Analytics, do Google Adwords e do DoubleClick Search.
Mas o que isso quer dizer?
Não é de hoje que as equipes de Marketing querem saber mais sobre atribuição.
Contudo, as ferramentas disponíveis atualmente são complexas de se configurar, não consideram mudanças de dispositivos de um mesmo usuário e não possuem integração com ferramentas de anúncios.
Ou seja, a partir do Google Attribution as equipes de marketing, finalmente, poderão analisar melhor o papel de cada uma de suas diferentes estratégias na tomada de decisão de compras, considerando os diferentes canais.
Antes da compra, na maior parte das vezes, a mesma pessoa acaba sendo impactada por banners, vídeos, e-mails… Portanto, não faz sentido considerar apenas quando de fato há a conversão, certo?
Por integrar dados do Adwords, Analytics e DoubleClick Search o Google Attribution acaba por reunir os vários canais em que o Marketing atua.
Além disso, em breve será possível realizar integrações com o offline, pois o Google tem atuado até mesmo em busca de parcerias com empresas de cartão de crédito. Para quem vende em ambientes físicos isso é incrível, não é mesmo?
Imagina só comparar trajetos de diferentes pessoas e identificar os pontos que interferem mais ou menos na conversão? O Google Attribution torna isso possível.
A ferramenta, portanto, além de fornecer mais informações possibilita enxergar a conexão entre estas… E aí as possibilidades são infinitas, certo?
Quais os principais objetivos do Google Attribution?
O Google Attribution tem, basicamente, dois objetivos principais, que iremos explicar a seguir:
1. Compreender melhor as interações de Topo e Meio do Funil
Quando explicamos sobre o que é Google Attribution falamos que a ferramenta é capaz de trilhar melhor o caminho que o cliente percorreu até o momento da conversão, certo?
Isso é diferente do que ocorre até então, pois sabemos mais somente sobre onde o consumidor realizou, de fato, a compra ou se realizou interações em um mesmo canal.
Apenas com essas informações fica difícil saber se as ações realizadas em outros canais surtiram algum efeito na decisão final, não é mesmo?
Isto é, os anunciantes acabam classificando – erroneamente – o anúncio do último clique como o único responsável pela conversão.
O Google Attribution foi criado justamente para ajudar nessa questão… Afinal, por que o cliente comprou a partir daquele anúncio e determinado canal? Ele realizou pesquisas diferentes até chegar ali?
2. Mais acertos nas decisões
Bem, se temos essa visão quase plena do trajeto do consumidor até a compra, obviamente que as nossas decisões têm mais potencial de acerto, não é mesmo?
Principalmente porque a partir do Google Attribution, o próprio Google Adwords será abastecido de informações valiosas.
Isso porque teremos acesso à repercussão das palavras-chave genéricas das campanhas, bem como os diversos locais e dispositivos que exerceram influência na compra do cliente.
Assim, o Google Adwords poderá criar lances automáticos de acordo com as ações reais dos clientes durante todas as etapas do Funil de Vendas, tornando as estratégias mais assertivas.
Mas e a atribuição do Google do Adwords e do Google Analytics?
Com a chegada do Google Attribution muitas pessoas acabam se perguntando: Mas o Google Analytics e o Google Adwords já não possuem atribuição própria? E a resposta é “sim, possuem”, mas é diferente… Quer ver como?
Diferença entre a atribuição do Google Attribution e do Adwords
Quem utiliza o Google Adwords sabe que há alguns anos o Google vem trabalhando para que a ferramenta deixe de focar apenas no último clique.
Por essa razão, hoje é possível ver a interação de uma pessoa em diferentes anúncios. Porém, o Google Adwords não considera quando ocorre troca de canais, por exemplo.
É por esse motivo que o Google Attribution possui uma atribuição mais eficiente, pois considera esses diferentes canais.
Diferença entre a atribuição do Google Attribution e do Analytics
É verdade que os anunciantes do Google Adwords têm acesso às pesquisas pagas e outras informações a partir do Google Analytics, basta realizar integrações entre as duas ferramentas.
Contudo, ao se comparar com o Attribution percebemos que a nova ferramenta do Google possui mais pontos de contato com as pessoas do que o Analytics…
O que já era esperado, pois como dissemos anteriormente, o Attribution extrai e relaciona dados do Analytics, Adwords e DoubleClick Search, certo? É, portanto, mais poderoso que as outras ferramentas isoladas.
Ao infinito e além…
Os profissionais de Marketing desde sempre buscaram compreender mais profundamente o caminho que os consumidores percorrem até a compra…
Em contrapartida, torna-se cada vez mais complexo mapear esse trajeto, visto que uma mesma pessoa pode ser influenciada por sua empresa a partir de diferentes ações: vídeos, banners, aplicativos, pesquisas…
Essa complexidade faz com que o Marketing não saiba responder o que está funcionando ou não com exata precisão, principalmente em um mundo onde as pessoas estão conectadas em diferentes dispositivos.
Com a chegada do Google Attribution é possível ter uma visão mais clara de tudo que até então era confuso. Isso permite que as empresas saibam mais sobre quais e como os esforços de Marketing estão performando.
Na realidade, na maior parte das vezes, as ações de Marketing funcionam em conjunto e se ajudam mutuamente. E o Google Attribution surge para dizer exatamente como isso acontece.
Aliás, fica muito mais simples, assim, saber onde devemos investir mais, melhorar ou modificar, não é mesmo?
E o mais interessante é ter acesso a tudo isso de maneira rápida, centralizada e totalmente grátis…
Só nos resta esperar os próximos meses para experimentar e, assim, contar com mais essa ajuda para fazer nosso marketing e nossa empresa voarem além.