O mercado consumidor é o ambiente que as empresas e os consumidores estão inseridos. Não, o mercado não é o supermercado ou algum outro comércio específico, mas um nome dado à forma de categorizar as empresas e os consumidores.
Por exemplo, existe o mercado de alimentação, de automóveis, de varejo, de tecnologia, entre tantos outros tantos mercados.
Segmentação de mercado
O mais importante dentro dos conceitos de mercado é a possibilidade de criar grupos dentro desses ambientes. Esses grupos são chamados de segmentação de mercado.
Segmento, de acordo com o Dicionário Aurélio, significa “cortar, dividir em segmentos”. Portanto, no marketing, segmentar um mercado é dividir um público, pensando em limitar o número de pessoas para melhor atendê-las.
Por exemplo, no mercado alimentício podemos trabalhar com a seguinte segmentação: o segmento de pizzas vegetarianas em Curitiba.
O empresário, ao trabalhar com a segmentação de pizzas vegetarianas em Curitiba, precisará entender um dado muito importante que é o tamanho deste segmento de mercado.
É preciso buscar em fontes secundárias se já existem concorrentes e, principalmente, qual o número de consumidores potenciais que poderão comprar o produto oferecido.
Mercados de nicho e mercados de massa
Se o mercado é muito pequeno e com poucos consumidores (os chamados mercados de nicho) provavelmente será difícil trabalhar e ter ganhos em alta escala. Com exceção ao “mercado de luxo”, que traz grandes margens de lucro por causa da exclusividade dos produtos, mesmo com pouquíssimos clientes.
Agora, se o mercado for muito grande (característica dos chamados mercados de massa) significa que é preciso de muito investimento para se manter competitivo por causa do alto número de concorrentes e, consecutivamente, de clientes.
Escolha o seu segmento de mercado
Nenhuma empresa do mundo consegue vender tudo para todos. Isso é impossível e inviável.
Por isso, as empresas precisam escolher muito bem qual segmento elas irão atender e principalmente quais não atender.
Tentar atender todos os segmentos é o mesmo que não atender ninguém, porque você não terá foco em suas estratégias.
Evolução dos mercados
É muito difícil vermos mercados que ficam estagnados por muito tempo. Com o avanço da tecnologia, em conjunto com a evolução dos mercados consumidores, diariamente acompanhamos novas empresas, novos produtos e novas formas de trabalhar.
Por isso, não há problema trabalhar com mercados pequenos, porque um mercado de nicho tende a se tornar de massa com o passar dos anos. Isso é natural.
O mais importante é conhecer o seu mercado e posicionar a sua empresa continuamente neste mercado.
E você? Sabe em qual mercado atua? E o tamanho dele?
Sabendo o tamanho do mercado e as principais características (concorrentes, previsão de rentabilidade, etc), é possível planejar e desenvolver de forma assertivas estratégias de marketing para o seu público.
Lembrando: o objetivo do marketing é entregar valor aos seus consumidores. Segmentar o mercado permite que você conheça melhor o seu cliente para vender mais e melhor.
[table id=8 /]