Se você é um curioso do marketing digital ou já pesquisou sobre esse assunto, provavelmente já se deparou com a palavra “afiliado”. Mas, afinal, o que é um afiliado?
Essas são algumas das dúvidas que podem estar se passando na sua cabeça: O que é um afiliado? Como funciona? O que eu preciso saber (ou ter) para me tornar um?
Foi para responder essas questões que escrevemos esse artigo. Aqui você vai aprender:
- O que é um afiliado?
- O que preciso para me tornar um afiliado?
- Como eu ganho dinheiro sendo um afiliado?
- Como escolher qual produto divulgar?
- Quais as diferenças entre afiliado e infoprodutor?
- Quais as diferenças entre afiliado e influencer?
- O que é “Afiliado Árbitro” e o que é “Afiliado Autoridade”?
- Principais Motivos para se Tornar um Afiliado
O que é um afiliado?
Basicamente, um afiliado é aquele que divulga um infoproduto ou qualquer outro produto criado por outra pessoa. Assim, recebe uma comissão em cima das vendas realizadas através da sua indicação.
Ou seja, é um profissional que ganha para recomendar produtos de terceiros.
Como você pôde perceber, essa pode ser uma ótima forma de garantir uma renda extra. Já que você faz a divulgação do produto quando e onde puder.
Uma das maneiras de realizar essa divulgação é através de blogs, sites, páginas de vendas, redes sociais ou até mesmo grupos no Telegram.
Mais um ponto que você deve ter reparado: Essa estratégia de marketing e divulgação tem um investimento é bem atrativo. Mas não se preocupe, vamos falar sobre todas as vantagens mais para frente…
Agora, o importante mesmo é entender melhor o conceito do que é um afiliado e se aprofundar nos próximos parágrafos.
Uma coisa já adiantamos: Com dedicação e conhecimento, o mercado de afiliados pode ser muito lucrativo.
O que preciso para me tornar um afiliado?
Agora você já entendeu um pouco mais sobre o que é ser um afiliado, certo?
Então, chegou o momento de conversar sobre o que você precisa para se tornar uma dessas pessoas.
Na realidade, qualquer um de nós pode se tornar um afiliado…
Para isso, existem programas de afiliados. Que nada mais são que plataformas que disponibilizam diversos produtos disponíveis para afiliação.
Dessa forma, basta você se cadastrar nessas plataformas e não precisa se preocupar em criar nenhum produto. A sua função será divulgar o produto, o curso ou o serviço de outra pessoa.
A grande sacada está no fato que o próprio programa de afiliados gera um link exclusivo para você.
Ou seja, há um código na URL que é gerado para cada afiliado. Cada vez que uma pessoa compra o produto através desse link, você ganha a sua comissão, automaticamente.
Legal, né?
Algumas das principais plataforma para se afiliar quando pensamos em infoprodutos são: Hotmart, Eduzz e Monetizze. Já quando se trata de produtos físicos existem centenas…
Como eu ganho dinheiro sendo um afiliado?
Falando em comissão, chegamos à pergunta que não quer calar: Como ganhar dinheiro sendo um afiliado?
Como explicamos anteriormente, a mecânica é muito simples: Toda vez que uma pessoa faz uma compra através da sua indicação por meio do seu link, você ganha uma comissão.
Essas comissões variam entre os programas de afiliados. E, pasmem, podem chegar a mais de 70%, dependendo do produto.
Por isso, destacamos sempre o quanto essa estratégia é uma ótima forma de gerar renda. Sendo como uma forma de ganhar um dinheiro extra ou se tornando a única fonte de renda.
Como escolher qual produto divulgar?
O primeiro passo para se tornar um afiliado é escolher qual será o produto a ser divulgado.
Existem infoprodutos, produtos físicos e serviços de diversos segmentos. Desde cursos de culinária, educacionais até vendas de serviços…
(Aliás, a própria a plataforma da leadlovers também é vendida por meio de afiliados).
Em meio a tantas opções é importante escolher um assunto que faça sentido com você e seu público… Afinal, as chances de vendas são bem maiores, já que o interesse foi notado.
Também é interessante, é claro, conhecer ou decidir se aprofundar sobre o tema. Para passar mais credibilidade na indicação do produto.
Lembre-se sempre: Esse profissional faz basicamente a indicação de um produto… Quanto melhor você conhece o assunto, mais confiança passa na hora da indicação.
Imagina só, você quer comprar um curso de como fazer churrasco em casa… Mas quando vê, a indicação do curso foi feita por um vegetariano. Não faz muito sentido, não é mesmo?
Pois é… Primeiro se conheça bem e depois encontrem os produtos que são ideais para seu perfil e momento.
Quais as diferenças entre afiliado e infoprodutor?
Ok, um afiliado divulga os produtos ou infoprodutos de terceiros. Mas se tornando esse profissional, também vou me tornar um infoprodutor?
Não!
A grande diferença entre um infoprodutor e um afiliado é: o infoprodutor é o responsável pela criação do curso ou produto. Já você, apenas divulga esse curso ou produto.
Ou seja, fica para o infoprodutor toda a responsabilidade por pesquisar, produzir, criar o conteúdo e entregar o material pronto.
É claro que se tornando um afiliado, você passa a entender melhor sobre o mundo do marketing digital. E, com o tempo, também pode se tornar um infoprodutor e lançar o seu próprio curso ou produto.
Ser um afiliado não é um impeditivo para se tornar um infoprodutor. E muitas vezes é a porta de entrada para essa profissão que está em constante crescimento.
Aliás, muitos clientes da leadlovers são as duas coisas: Infoprodutores e afiliados. O céu é o limite…
Quais as diferenças entre afiliado e influencer?
Tá, mas se eu vou fazer a indicação de um produto e outras pessoas vão comprar… Então, eu vou me tornar um influencer digital?
A resposta é não…
Influenciador x Afiliado
Que os influenciadores são um canal de divulgação muito importante para as marcas, produtos e negócios, isso não é segredo.
Também não é segredo que um dos negócios realizados por eles é a indicação de produtos e serviços.
Mas, apesar dessa similaridade, ser um afiliado não é a mesma coisa de ser um influencer.
O influencer, assim como o afiliado, faz a divulgação do produto, infoproduto ou serviço.
A diferença é que o afiliado nem sempre precisa aparecer para divulgar um produto. Ele pode ser um “Afiliado Árbitro” (vamos falar sobre isso mais adiante)
Já o influenciador utiliza a sua imagem perante os seus seguidores para fazer sua indicação. Ou seja, ele usa a popularidade dele para fazer a venda.
Outro ponto importante que difere um afiliado de um influenciador: O influenciador geralmente é pago diretamente pelas marcas para divulgar algo.
Já o afiliado não precisa chamar atenção de uma marca para começar a vender. Ele mesmo pode se cadastrar em uma plataforma e escolher os produtos que quer trabalhar.
Não é uma regra, mas a maioria dos influencers costumam trabalhar com marcas maiores e que vendem produtos físicos. Já os afiliados costumam preferir infoprodutos de infoprodutores de todos os tamanhos.
Percebeu as diferenças?
Entretanto…
Mas é importante lembrar que um influenciador também pode se tornar um afiliado. E um afiliado também pode se tornar um influenciador. Uma profissão não exclui a outra…
Aliás, um influenciador tem grandes chances de sucesso sendo um afiliado. Afinal, já conta com uma audiência fidelizada, que segue suas indicações e dicas.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que trabalha com marcas que chegam até ele, também pode se afiliar a outras dentro de plataformas como a Hotmart.
Do mesmo modo, o afiliado também pode investir em conteúdo para conquistar a sua própria audiência. De tal maneira a se tornar um influenciador de sucesso.
Principalmente conforme o afiliado vai se tornando uma autoridade em determinado assunto…
O que é “Afiliado Árbitro” e “Afiliado Autoridade”?
Existem vários tipos de afiliados…
Mas, de maneira geral, podemos dividi-los em dois grandes grupos: O “Afiliado Árbitro” e o “Afiliado Autoridade”.
1 – Afiliado Árbitro
O “Afiliado Árbitro” foca as suas estratégias em campanhas para conversões imediatas.
Ou seja, foca e investe em campanhas e anúncios que vão estimular a compra imediata do produto indicado.
Sim. Estamos falando de profissionais que investem dinheiro em campanhas. Por meio, principalmente, de Facebook Ads e/ou Google Ads.
De maneira bem básica: O “Afiliado Árbitro” pode, por exemplo, anunciar para que várias pessoas cheguem até a página de vendas do produto. E assim, quando o visitante se torna um comprador, ele recebe a sua comissão.
Ou seja: O Afiliado Árbitro, no geral, não quer “aparecer” e se consagrar como um especialista no nicho. Ele apenas busca ganhar a comissão e se manter no anonimato.
Contudo, também há afiliados árbitros que utilizam o tráfego pago apenas no início. E, depois, com mais tempo no mercado decidem se tornar “Afiliados Autoridade” (conceito que logo você irá entender).
Principais características do Afiliado Árbitro:
- Sabe analisar números
- Conhece e entende de ferramentas de gerenciamento de campanhas (Exemplo: Face Ads e Google Ads)
- Sabe segmentar sua audiência
- Sabe as métricas de investimentos de campanhas de marketing digital
Vantagens e Desvantagens de ser um Afiliado Árbitro:
– Vantagem 1: Rapidez
O Afiliado Árbitro costuma obter lucros mais rapidamente. Pois não precisa construir uma imagem para começar a faturar.
– Vantagem 2: Variedade
Como não busca ser um especialista no nicho, pode investir em produtos e cursos de diferentes segmentos. O que aumenta a variedade de produtos e de pessoas que pode alcançar.
– Desvantagem 1: Investimento Maior
O custo de investimento é mais alto, já que é preciso investir dinheiro para só depois receber o retorno.
Por essa razão, pode não ser a melhor opção para quem não conta com um capital inicial, por exemplo.
– Desvantagem 2: Depende de plataformas externas
Como não há o foco em criar uma imagem e uma audiência, as vendas dos afiliados árbitros dependem de anúncios. Não podem, por exemplo, contar com o tráfego orgânico (gratuito).
Isso pode ser ruim, pois não possui a mesma segurança que alguém que é considerado uma autoridade e vende para seu público. Mas não é impeditivo para ter grandes ganhos.
2 – Afiliado Autoridade
Esse segmento busca realizar a venda através da credibilidade e confiança que ele passa para seu cliente.
Para isso, ele cria conteúdos relevantes e conquista a venda após construir um relacionamento com a sua audiência.
O resultado é uma base de leads qualificados. Que, por sua vez, são nutridos aos poucos.
Principais características do Afiliado Autoridade:
- Cria conteúdos de qualidade para sua audiência
- É um especialista no nicho escolhido
- Tem a credibilidade do seu público
- Alimenta suas redes sociais, e-mail marketing e público com frequência
Vantagens e Desvantagens de ser um Afiliado Autoridade:
– Vantagem 1: Relacionamento e Mais estabilidade
O Afiliado Autoridade conquista seu público através da credibilidade e relacionamento desenvolvidos. Mais do que um produto específico, as pessoas compram porque você fez a indicação.
Logo, ele tem uma certa estabilidade, pois a audiência gosta dele e compra porque se identifica.
Vantagem 2: Investimento Financeiro Menor
O investimento financeiro nesse caso costuma ser mais baixo. Já que não é preciso criar anúncios para conseguir vender e é possível ganhar muito dinheiro apenas com tráfego orgânico.
Contudo, nada impede que um Afiliado Autoridade também invista em tráfego pago.
Desvantagem 1: Mais Demorado
Como aqui a maioria não foca exclusivamente em campanhas de tráfego, o retorno costuma ser mais demorado.
Isso porque se a pessoa ainda não tem uma audiência fidelizada, irá precisar de certo tempo para conquistar pessoas.
Porém, como falamos acima, nada impede que a autoridade dele seja conquistada em conjunto com campanhas de tráfego. Dessa forma, o processo é acelerado.
Desvantagem 2: Mais trabalhoso
Como o Afiliado Autoridade é alguém que usa da sua imagem para vender é preciso se dedicar mais em relação à produção de conteúdo.
Já que ele irá precisar publicar frequentemente conteúdos que sejam de qualidade.
Além disso, existe o peso maior que a exposição gera. Pois sabemos que as redes sociais, por exemplo, não são o ambiente mais saudável do mundo. Lidar com as críticas e sofrer com possíveis haters não são as melhores das situações, né?
Principais Motivos para se Tornar um Afiliado
Bem, agora que você sabe a diferença entre os 2 tipos principais de afiliados, chegou a hora de entender os principais motivos para se tornar um afiliado.
Obviamente, existem inúmeros motivos. Porém, escolhemos tratar aqui os mais importantes.
Ressaltamos que a maioria vale tanto para um Afiliado Árbitro como para um Afiliado Autoridade.
Vamos conferir?
1- Flexibilidade de Horário e Geográfica
Um dos grandes benefícios de ser um afiliado é a flexibilidade de jornada que ele trás.
No início, isso permite que alguém que possui outro trabalho possa realizar as suas vendas em horários fora do horário comercial. Isto é, é uma forma de começar, por exemplo, uma transição de carreira.
Afinal, a flexibilidade de horários te dá a liberdade de exercer mais de uma função ao mesmo tempo.
Seja no início ou quando você já ganha bastante comissão como afiliado, o home office é um ótimo benefício. Principalmente no momento que estamos passando agora.
Sem contar que mesmo em “situações normais”, poder trabalhar de qualquer lugar do mundo é um privilégio que não pode ser esquecido.
2- Renda Extra Ou Renda Principal
A renda extra é um dos grandes ganhos dos afiliados. Pois cada venda realizada através da sua indicação, é um dinheiro a mais no seu orçamento.
E, como comentamos no primeiro item, você pode unir duas rendas: A do trabalho principal e essa nova atividade.
Contudo, existem milhares de afiliados que com tempo e empenho conseguem fazer do mercado de afiliados a sua única fonte de renda.
Resumindo: Dá para adaptar para sua realidade e momento. Porém, as possibilidade de crescimento existem e não são raras.
3 – Baixo investimento inicial
Não é necessário fazer nenhum investimento inicial para criar a sua conta em uma rede de afiliados.
Depois do cadastro é só selecionar o produto que faz mais sentido para você e começar a vender. Simples assim.
Obviamente que se você for um Afiliado Árbitro irá ter mais custos. Contudo, na maior parte dos casos costuma ser bem mais econômico que a maioria dos empreendimentos físicos ou digitais.
Além disso, as campanhas de tráfego (quando realizadas com estratégia e estudo), costumam render retornos incríveis.
Ou seja, o que pode parecer um gasto inicial representa um investimento que pode gerar um ROI (Retorno Sobre o Investimento) incrível.
Como falamos aqui na leadlovers: “ROI positivo, budget infinito…”
4 – Não se preocupe com a produção de conteúdo
Como afiliado, você não precisa se preocupar com os custos e o trabalho de criar seu próprio produto ou negócio.
O produto já está pronto, basta fazer sua divulgação.
Isso, é claro, se você não for um Afiliado Autoridade.
Entretanto, ainda assim pode ser bem menos trabalhoso e custoso do que criar o seu próprio produto digital já de cara.
5 – Você é seu próprio chefe
Como você pôde perceber, o afiliado é um tipo de empreendedor digital. Sendo assim, ele não possui um chefe.
Isso significa que sendo um afiliado é você que irá definir a jornada de trabalho, a maneira com que realiza as atividades, o tipo de conteúdo criado e todo o resto.
A única coisa que você terá que se preocupar é seguir as boas práticas do produto que está divulgando, das plataformas de afiliados e das ferramentas de anúncios. Porém, ainda assim a autonomia é gigantesca.
Para quem tem o perfil empreendedor, isso é uma mão na roda. Principalmente porque, como vimos, não é necessário um investimento exorbitante para começar a ter resultados bons.
Um afiliado é a prova de que dá para unir fazer o que gosta e ganhar com isso.
O que não quer dizer que é uma tarefa fácil. Se tornar uma afiliado bem-sucedido exige estudo, dedicação e foco.
Enfim…
Enfim… Vantagens não faltam em se tornar um afiliado.
Não importa se esse é o seu objetivo final ou o meio para alcançar outros voos: É sempre uma ótima oportunidade para entrar no mundo do marketing digital, ganhar uma renda extra ou ainda, conhecer um novo nicho de mercado para sua carreira.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário por aqui, vamos adorar te responder 😉
Eu espero que a partir dessa leitura, tudo tenha ficado mais claro e que logo você esteja ganhando as comissões que merece.
Caso acontecer, venha aqui nos contar depois.
Ah e se você quer saber mais sobre como começar a trabalhar como afiliado, recomendamos esse vídeo onde o Marcado Eduardo explica como vender como afiliado com o Face Ads: