Existe um termo que vem ganhando muito destaque nos meios digitais, trata-se do ‘Guest Post’. Você já ouviu falar?
Se você não sabe muito bem o que é, como fazer ou os motivos para inserir Guest Posts na sua estratégia de Marketing Digital, continue a leitura e nós explicaremos para você.
O que é Guest Post?
De uma maneira simples podemos dizer que um ‘Guest Post’ é o mesmo que fazer um artigo para um blog que não é o seu. Aliás, o próprio termo em inglês ‘Guest Post’ significa ‘Post Convidado’ em português.
Apesar do nome, você não precisa necessariamente esperar ser convidado para fazer um Guest Post. Mas não ter que ser convidado não significa que você não precisará da permissão do dono do blog para publicar seu artigo,ok? Logo mais explicaremos melhor sobre todo o processo.
Outra característica do Guest Post é que não há pagamento pelo seu post. Ou seja, nesse caso, você não ganharia dinheiro para escrever seu conteúdo no blog de terceiros. A única ‘recompensa’ seria a sua menção por lá.
Nesse momento, quem é novo no universo do Marketing Digital pode estar se perguntando: Mas por que eu gastaria meu tempo produzindo um artigo para outro blog ao invés de escrever mais artigos para o meu?
Pois é, acontece que existem muitos motivos fortes para você fazer isso. Acredite. E é exatamente sobre alguns deles que explicaremos a seguir.
Principais motivos para fazer Guest Post:
1. Aumenta o alcance da sua marca
Uma das maiores vantagens de se fazer um ‘Guest Post’, com certeza, é essa. E é bem simples de entender como isso acontece.
É que ao escrever para outro blog que não seja o seu é muito provável que você atinja uma audiência que ainda não possui. Com isso, o alcance da sua marca aumenta. Ainda mais se você escrever em locais que recebem muitas visitas.
É claro que para que isso ocorra você precisará escrever para sites e blogs que o seu público-alvo acessa. Assim não apenas mais pessoas conhecerão o seu trabalho como serão pessoas que realmente se interessam pelo que você tem a dizer.
Aliás, como nos Guests Posts são incluídos seus links, isso significa que você conquistará mais tráfego para o seu blog ou site. Isso porque as pessoas que se sentirem atraídas a saber mais sobre você ou sobre aquele assunto em questão ficaram motivadas a clicar para ter mais informações.
É por esse interesse genuíno de novas pessoas que você e sua marca vão mais longe. Só esse já seria um ótimo motivo para investir em Guest Post, mas há muitos outros.
2. Reconhecimento e Construção de autoridade
Se o seu nome vai mais longe, atingindo pessoas diferentes das que você impactava antes, é natural que também passe a ganhar mais reconhecimento do público, gradativamente.
É óbvio que isso não virá de apenas um post que fizer. Para conseguir o reconhecimento que falamos é preciso uma certa frequência em seus Guests Posts. Com periodicidade, o público passará a ver seu nome e seu rosto mais vezes, se familiarizando mesmo.
É por essa razão também que posts em blogs e sites de terceiros contribuem para a construção da sua imagem de autoridade naquele mercado. E, cá entre nós, que empreendedor não quer isso?
E é bem simples de entender: Se você está falando sobre um assunto num veículo que aquele leitor gosta e admira, a sua imagem passa a ser valorizada e você é visto como um especialista.
Além disso, essa imagem de alguém que ajuda as pessoas em suas necessidades e objetivos gera credibilidade. O que facilita a escolha do público na hora de fechar uma compra, por exemplo.
Entretanto, é lógico que essa credibilidade somente vem se você transmitir conhecimento de valor para essas pessoas. Não se esqueça nunca disso.
3. Promove o seu networking
Essa é outra coisa que acontece quando você vai até novos blogueiros para escrever post para eles: Networking.
A razão para isso é bem óbvia, networking só acontece quando acontece benefícios mútuos e Guest Post tem tudo a ver com isso.
Sim. A partir de um Guest Post pode ser inciado um relacionamento que poderá render dentro e fora do mundo dos negócios.
Sem contar que a partir do momento que você escreve como convidado para um lugar, muitas outras oportunidades e contatos podem surgir. Ou seja, Guest Post é networking puro.
Ah e se você quer saber mais sobre o conceito e as melhores dicas de networking, dá uma lida nesse artigo aqui, onde escrevemos sobre o tema. Sem dúvidas te ajudará muito, não apenas em Guest Posts, mas na sua vida.
4. Melhora o seu SEO
Essa é com certeza uma das maiores vantagens de se fazer um Guest Post: O SEO (Search Engine Optimization)
Sim. O Google e outros motores de busca veem com muito bom olhos quando links do seu blog ou site são inseridos em posts de outros blogs ou sites. Com isso, aos poucos, você consegue melhorar o seu ranqueamento por lá. E tráfego orgânico é sempre muito bem vindo, né?
Ah e caso você não saiba muito bem o que é SEO, confere agora mesmo esse nosso artigo para aprender, pois é um assunto essencial para quem escreve para a web. Porém, esse é um assunto complexo e que está em constante evolução, portanto, não hesite em procurar aprender sempre mais e mais sobre o tema.
Como conseguir Guest Posts?
1. Faça o dever de casa
Responde para gente: Como alguém poderia aceitar um artigo seu se você nem tem um histórico para mostrar para essa pessoa?
Então, antes de tentar fazer um Guest Post, faça o seu próprio dever de casa. Sim, isso mesmo. Cuide do seu blog, faça conteúdos relevantes por lá, dê o seu melhor em cada mensagem que for transmitir ao público.
Não importa se você ainda não tem um grande número de leitores. Todo mundo começa assim. Mas possuir artigos para mostrar quando for procurar blogs do seu interesse para escrever será primordial.
É dessa forma que você mostra o quão sabe de um assunto e o quanto tem para oferecer aos parceiros.
2. Escolha os sites e blogs que quer estar
Depois de escrever para você mesmo, chegou a hora de escolher os blogs e sites que você fará os seus Guest Posts.
Em primeiro lugar, igual falamos antes, você deve optar por aqueles que falam sobre o mesmo assunto que você e que onde seu público-alvo costuma estar.
E nesse momento não existe segredo, você já deve admirar e acompanhar algumas pessoas do seu nicho, né?! Comece por aí. Além disso, você pode usar as redes sociais e o Google para encontrar mais opções.
Basta acessar, conhecer a qualidade do trabalho feito por lá e observar se nesses blogs e sites há algum lugar que fale sobre envio de textos.
Entretanto, lembre-se sempre: Observe como é de cada um em sua essência, principalmente em relação à linguagem, à mensagem, aos valores transmitidos. Afinal, antes de tudo você precisa saber se você se identifica com os sites e blogs. Isso é imprescindível.
Além disso, avalie se realmente vai ser bom para você aparecer nesses locais, isto é, se estar lá vai gerar um retorno bacana. É claro que você não deve pensar só nisso, mas é interessante que exista uma troca saudável e justa para ambas as partes.
Há credibilidade e pessoas engajadas por lá? Então, você encontrou o lugar certo.
3. Entre em contato
Se em algum lugar dentro dos blogs escolhidos existir especificações para quem quer enviar artigos, ótimo. Leia tudo direitinho e siga todas as recomendações descritas. Isso mostra compromisso da sua parte.
Existindo ou não uma área no site falando sobre isso, você provavelmente mandará um e-mail falando sobre a sua vontade de escrever por lá. Seja educado, sincero, direto e, o principal, mostre o seu trabalho para que possam analisar e decidir.
Uma dica é nesse primeiro e-mail já enviar um artigo escrito por você pensando nesse blog. Porém, mande os seus links para que a pessoa possa ver os outros também.
Uma ótima dica é ser bem pessoal no seu jeito de falar, mostre que você realmente conhece e acompanha aquele veículo. Assim você pode fazer uma ponte entre os assuntos.
O mais importante é fazer com que as pessoas vejam como é o seu conteúdo. Só assim poderão saber se querem ou não seus escritos por lá. Só não fique triste se a resposta for negativa ou se nem responderam. Existem muitos blogs e sites que acabam nem lendo todos os e-mails ou que não aceitam mesmo conteúdo de terceiros.
E, é claro, também pode ser que não se identificaram com o que você escreve. Não desanime, isso é mais comum do que você pensa.
Continue tentando em outros, jamais deixe de alimentar o seu próprio blog e procure se aperfeiçoar mais e mais no nicho em que está inserido.
4. Escreva um conteúdo de qualidade
Se você conseguiu um blog para escrever o seu artigo, agora chegou a hora de fazer valer a chance. Primeiramente, você deve se certificar se existem exigências para os posts de convidados, como estilo de artigo, número de palavras, etc.
De qualquer modo, escolha um tema relevante, faça uma boa pesquisa, monte a estrutura do seu texto e escreva com vontade e dedicação.
Não existe receita de bolo, mas pensar em SEO e em escaneabilidade é sempre lei. Se for possível, aproveite a oportunidade para fazer links externos para o seu blog ao longo do seu texto. Mas lembre-se de inserir os parâmetros UTMs nessas URLs para que você possa analisar os resultados depois.
Após terminar, leia, releia e se atente para os erros e pontos a melhorar. Feito isso, envie e espere a resposta. Pode ser que peçam ajustes, principalmente se o site escolhido for muito renomado, saiba ouvir e compreender as opiniões. Contudo, nunca se esqueça do seu valor e se vale realmente a pena para você.
5. Não se esqueça de agradecer
Se o blogueiro que você contatou foi receptivo e o seu artigo for publicado, por que não agradecer a oportunidade? Gratidão faz bem para todo mundo, tenha isso como hábito profissionalmente e pessoalmente.
E não precisa parar por aí. Considere a possibilidade de manter contato, se mostrar disponível e amigável. Isso é bom não apenas para o seu networking, mas também para a sua vida, amizade nunca é demais.
Ah outra coisa que você deve ter claro é que geralmente os Guest Posts acabam sendo frequentes, ou seja, a pessoa passa a escrever como convidado com uma certa periodicidade. Talvez uma vez por mês, uma por semana.
Por essa razão, procure manter essa parceria por mais tempo, veja qual o intervalo de tempo é melhor para você e mantenha o compromisso.
6. Compartilhe o post e acompanhe os resultados
Por último e não menos importante: Compartilhe e acompanhe os resultados dos Guest Posts.
Sim. Não é porque o post foi feito em outro blog que você deve deixar de compartilhar em suas redes sociais. Pelo contrário, fazer isso ajuda você a construir sua imagem de autoridade e ainda demonstra gratidão mais uma vez.
Só não esqueça de acompanhar os resultados do seu Guest Post, veja as pessoas que interagiram, responda os comentários e, sobretudo, acompanhe no seu Analytics o retorno gerado
Contudo, tenha calma. Os resultados de Guest Post costumam vir com o tempo, conforme as pessoas vão te conhecendo. Paciência é uma virtude indispensável aqui também.
Afinal, ninguém constrói uma marca de peso da noite para o dia. Busque o sucesso, mas aproveite todo o caminho para melhorar e evoluir sempre.
E Guest Post é um ótimo exemplo para se fazer isso, pois ao estudar um assunto para escrevê-lo quem mais ganha é você.