Se você tem um negócio, é provável que deseja aumentar seus lucros e o Marketing de Vendas pode te ajudar nisso!
No atual cenário de alta competitividade, sobreviver no mercado e alcançar as metas mais ambiciosas é um desafio muito grande para os empreendedores.
Para destacar-se como uma marca relevante e ampliar sua visibilidade, os profissionais de Marketing se debruçam em planejamentos complexos e precisos.
Já os profissionais de vendas abordam diretamente o público e desenvolvem relacionamentos interpessoais para a finalização das vendas.
Para aumentar a produtividade dos departamentos de marketing e de vendas é vital que haja uma integração entre as equipes.
Essa integração deve respeitar seus conhecimentos e experiências para unidos alcançarem os resultados esperados.
![O Marketing de Vendas facilita a jornada do cliente](https://leadlovers.blog/wp-content/uploads/sites/6/2020/02/iStock-1169428103-640x445.jpg)
Por que o Marketing de vendas é tão importante para o seu negócio?
O Marketing de vendas se especializa em aumentar as vendas através da prospecção de novos clientes.
Os profissionais da equipe de marketing visam identificar, conquistar e fidelizar o público-alvo.
Para isso, utilizam planejamentos de campanhas aliadas aos interesses do público-alvo para entregar abordagens mais atrativas e convincentes às audiências.
Em uma realidade em que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, o papel da equipe de marketing se torna ainda mais necessário.
Estar atento aos novos hábitos de consumo e em como atingir as pessoas de forma efetiva são apenas alguns dos grandes desafios da equipe de marketing.
Diferenças que unem: Marketing e Vendas
Para alcançar um aumento de produtividade é necessário que todos os colaboradores da empresa estejam em harmonia com a missão.
Isso evita um sobrecarregamento de responsabilidades, a gerência deve delimitar o campo de atuação dos profissionais, entendendo suas habilidades.
A equipe de Marketing é a que deve estar mais focada na criação de estratégias através de campanhas para atrair o público.
Além disso deve cativar a audiência e estabelecer a imagem da marca perante a sociedade.
É a equipe de marketing que imagina, produz e executa as ações para promover a marca e cuidar da sua imagem, seja pelos meios digitais ou físicos.
Já a equipe de vendas está se alimentando das prospecções recebidas pelo Marketing, interagindo de forma certeira com os mais propensos a compra.
É a equipe de vendas que consegue arrematar os clientes e gerar receita diretamente, agindo com cada cliente de forma persuasiva e personalizada.
Em ambas equipes está a necessidade de conhecer profundamente a marca e o que ela oferece.
O que as diferencia, principalmente, é o foco do processo de conquista do cliente.
O marketing é responsável pela atração do público-alvo e as vendas pelo convencimento final da compra.
![Use o Marketing de Vendas no seu negócio](https://leadlovers.blog/wp-content/uploads/sites/6/2020/02/iStock-1079974842-640x302.jpg)
Harmonização através das trocas
Entendendo as especificidades de cada área, fica mais fácil alinhar as equipes da sua empresa.
Com todos na mesma sala, estimule a conversa e a troca de experiências e percepções.
Há muito a aprender quando somos induzidos a compartilhar nossas visões.
Criar um ambiente seguro e confortável para que todos possam se expressar livremente enriquece as reuniões de planejamento e monitoramento.
Seja para criar campanhas, acompanhar os processos ou analisar os resultados, os colaboradores precisam se sentir à vontade para poderem se manifestar.
Portanto, se você quer ter equipes trabalhando em harmonia, é necessário estimular essas trocas, induzindo um fluxo livre para a produtividade.
O que a equipe de vendas tem a aprender com a de marketing:
Alguns conhecimentos específicos da área de marketing são muito úteis para que aqueles que estejam fechando negócios tenham maior sucesso em suas tarefas:
Conhecer o público-alvo: Uma das especialidades do marketing é compreender e discriminar elementos além de gênero, classe social e idade da audiência.
Saber a linguagem mais efetiva, as plataformas mais utilizadas, as referências que os condicionam.
Munir-se deste arsenal fará toda a diferença para aumentar a taxa de conversão dos prospects em leads.
Isto é, transformar um possível comprador em um cliente efetivo.
Relacionamento pós-venda: O acompanhamento dos clientes ajuda a fidelizar, aproximar e promover comentários saudáveis em plataformas avaliativas.
O peso de uma recomendação é muito maior do que todos os esforços das mais sofisticadas campanhas de Marketing, o famoso “boca a boca”.
Por isso, continuar encantando os clientes pode aumentar o network, expandindo o alcance da empresa.
O que a equipe de marketing tem a aprender com a de vendas:
Aspectos importantes para uma venda bem-sucedida podem ser esquecidos pelo marketing, por estarem um pouco distantes do processo final das vendas.
Deixar tudo bem claro: As condições de pagamento desempenham um papel decisivo para muitos clientes.
Aproximar as informações das facilidades que a empresa disponibiliza para as compras pode evitar a chegada de clientes com pouco potencial.
Confie no valor agregado: Esconder o preço pode não ser a melhor forma de tornar o produto mais sofisticado.
Ocultar números pode ser uma estratégia para fisgar aqueles que são facilmente impressionáveis.
Mas não funciona com o público que busca sempre o maior custo-benefício, seja no preço ou nas condições da compra.
![É necessário entender o Marketing de Vendas](https://leadlovers.blog/wp-content/uploads/sites/6/2020/02/iStock-864489358-640x427.jpg)
Alinhamento das equipes: objetivos em comum
Para uma performance eficiente, é interessante que as equipes de marketing e de vendas estejam juntas em reuniões de planejamento das campanhas.
Assim, ambas estarão sintonizadas na mesma frequência sobre todos os elementos utilizados nas mídias on e off.
Isso vai assegurar propriedade para que cada um execute suas funções de forma confiante.
Também é importante que nestas oportunidades haja um encaminhamento para a forma como a abordagem direta será realizada.
O que qualifica o atendimento que a equipe de vendas realizará a partir das ações das campanhas de marketing.
Além disso, aspectos mais técnicos e problemas corriqueiros podem surgir no contato entre os vendedores e os clientes.
Por isso compartilhar as experiências das vendas pode ajudar a equipe de marketing a buscar sanar alguns dos problemas de falta de informação.
O compartilhamento de informações deve ser constante, em um fluxo harmônico induzido pelos gestores.
Seja através de softwares, planilhas, painéis, apresentações ou quadros, é importante que todos tenham acesso ao processo de conquista dos clientes.
De alguma forma é necessário que ambas equipes acompanhem o monitoramento da evolução dos propects no funil de vendas.
Toda informação pode ser valiosa para o momento do convencimento.
Desafios e oportunidades
A era digital transformou a maneira como os clientes se interessam e interagem com as marcas, trazendo novos hábitos de consumo.
Como também está exigindo posicionamentos mais ousados das empresas e marcas.
Dificilmente uma decisão de compra de produto ou serviço se faz sem passar pela mediação da internet.
Seja para pesquisar preços, comparar marcas, consultar reviews, tirar dúvidas e até executar a compra em si.
Estar ciente dessa realidade é necessário para que as equipes de marketing e de vendas possam trabalhar de forma mais assertiva.
Isso permite o reconhecimento de atribuições e funções no processo que vai desde o engajamento e a nutrição até o repasse para o arremate final e a retenção.
Reconhecer as limitações de cada time é importante para que todos possam desempenhar suas atividades com excelência, sem se sobrecarregarem.
Uma equipe que atua em sintonia é facilmente reconhecida por estar constantemente se comunicando e trocando informações.
Reconhecer e recompensar os colaboradores ao atingirem suas metas também ajuda a impulsionar a produtividade.
Esse é um dos principais motores para melhorar o ambiente de trabalho.
O segredo é respeitar e confiar nas especialidades de cada profissional e engajar os colaboradores a trabalharem com objetivos individuais e coletivos.
Quando marketing e vendas sabem de suas funções, estão cientes de suas metas e engajados, o segredo para aumentar a produtividade está desvendado.