Inbound x Outbound marketing: entenda a diferença agora!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entenda a diferença: Inbound x Outbound Marketing
Entenda a diferença: Inbound x Outbound Marketing

Inbound x outbound marketing são dois conceitos que, se você não sabe o que significam, certamente já ouviu falar, certo?

Ambos ganharam relevância, pois, atualmente, está muito claro o quanto o ambiente digital faz diferença na hora de gerir qualquer negócio.

Afinal, além de a web ser um ambiente em que o alcance é muito maior, você tem a capacidade de medir suas campanhas publicitárias a fim de descobrir se deram certo ou não para aquele público-alvo em específico por meio do marketing digital e suas vertentes.

Quando se fala em marketing, justamente aqueles dois conceitos vêm à mente: inbound e outbound.

Enquanto o último se refere a um marketing mais tradicional, preocupado e focado em atingir o consumidor de forma geral e tentando fortalecer a marca com campanhas não direcionadas, o inbound marketing revoluciona o modo de atrair o cliente, pensando em suas necessidades e desejos, direcionando não só o conteúdo como todo o processo de compra e fidelização.

Ambas as estratégias de marketing garantem lucro, mas o inbound marketing promove maior eficiência por conquistar o público com conteúdo relevante, confiança, sedução, otimização e métricas que garantem o sucesso das campanhas.

Hoje em dia, ainda se utilizam do outbound marketing por ser mais “prático”, entretanto, a tendência é focalizar no público-alvo, como o inbound permite.

Vejamos mais sobre o assunto a seguir.

Inbound x Outbound marketing

Agora, você aprenderá mais sobre esses dois conceitos, as vantagens de se investir em inbound marketing e descobrir por que o inbound tem mais chances de sucesso que o outbound marketing. Vamos lá?

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é mais bem descrito como um método de atrair clientes em potencial para produtos ou serviços da sua empresa por meio da criação de conteúdo e incentivos, que inspiram as pessoas a se identificar e solicitar mais informações ou fazer uma compra relacionada.

Está estreitamente alinhado com marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO) e marketing social, porque cada um desses programas se concentra em atrair potenciais clientes para o seu negócio.

É uma estratégia de marketing mais acessível,  razão pela qual tantos proprietários de pequenas empresas fazem uso dele.

A ideia é que você atinja um público ao oferecer um conteúdo útil e de qualidade para seduzi-los, a fim de saber mais sobre seus produtos ou serviços.

Então, em essência, você vai dar algo para que venham até você.

Esta é uma estratégia eficaz por determinado número de razões.

Primeiro de tudo, você vai focar nos consumidores que estão realmente procurando por produtos e serviços que você fornece, em vez de tentar anunciar para todos os consumidores do mundo.

Existem várias maneiras de realizar uma estratégia de inbound marketing bem-sucedida,  as quais exigem, claro, uma presença online.

Inbound Marketing atrai público mais interessado em seu produto
Inbound Marketing atrai público mais interessado em seu produto

Como fazer estratégia de inbound marketing

Criação de conteúdo

Nas redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, você pode postar artigos e vídeos que estão relacionados com os seus produtos ou serviços.

Esse conteúdo não deve ser sobre a publicidade da sua empresa, em vez disso, deve oferecer um conteúdo útil para os consumidores.

Ao criar conteúdo original utilizando SEO  e publicá-lo em suas páginas de redes sociais você não só você estará atraindo os consumidores para comprar com você, como também estará dando a eles a oportunidade de partilhar o seu conteúdo.

Incentivo

Dê aos consumidores-alvo incentivos para segui-lo, proporcionando e-books gratuitos ou ofertas especiais em seus produtos ou serviços.

Uma estratégia é criar uma landing page para conectar suas páginas de redes sociais.

Segundo essa estratégia, você pode oferecer aos consumidores produtos gratuitos ou conteúdo em troca de se inscrever para a sua newsletter, por exemplo.

Comunicação

Ao contrário de outbound marketing, o inbound permite que se tenha uma comunicação personalizada com o consumidor.

Usando sua presença na mídia social, você pode pedir aos seus seguidores feedbacks e comentários a respeito de seus produtos e serviços. Isso mostra que você se importa com eles e dá a oportunidade de aprimorar o seu negócio ainda mais.

O que é outbound marketing?

Outbound marketing, por outro lado, começa com algum conhecimento básico de seu público-alvo e cria propagandas para educar essas perspectivas muito específicas sobre seus produtos e serviços de uma forma significativa.

Normalmente é realizado usando as formas mais tradicionais, como mala direta, telemarketing, e-mail marketing (essa ferramenta também é usada no inbound de forma mais inteligente, pois conta com segmentação e personalização dos e-mails, ajudando na conversão).

É uma estratégia em que uma empresa anuncia seus produtos e serviços por meio da apresentação de informações aos consumidores, mesmo se não estiverem procurando por esses produtos ou serviços.

Por isso, a comercialização dessa publicidade tem sido vulgarmente designada como “marketing de interrupção”, ou marketing intruso.

Essa nomenclatura se dá porque as empresas fazem isso com uma abordagem que ‘força’ o público a ver aquela propaganda.

E isso tudo através do uso de televisão, anúncios impressos, malas diretas, rádio e muito mais. Esta é a forma como a publicidade tradicional trabalha.

Você deve imaginar que uma estratégia de outbound sai cara.

No entanto, as grandes empresas que podem pagar por essa comercialização vão se beneficiar dessa estratégia porque atinge um público maior e ajuda a empresa a se tornar mais conhecida.

O outbound marketing tenta iniciar uma conversa sobre um produto ou serviço pela disseminação rápida de sua existência. Tal fato ocorre por uma variedade de métodos tradicionais de marketing.

Quando a maioria dos não comerciantes pensa na palavra “marketing”, esta é a definição clássica a que se referem.

Geralmente, o outbound marketing não se preocupa em atrair o público-alvo correto, logo, o investimento feito nessas campanhas tende a não ser direcionado, o que impede a medição correta do lucro.

Não só isso, o inbound marketing, por outro lado, tem como foco conquistar o cliente e seduzi-lo com conteúdo relevante, sem precisar pressionar ou cobrar por uma ação que a qual seu público não está preparado, ou pressionar aqueles que não se identificam com a marca.

Uma das formas que mais alcança público no Outbound é a propaganda nos comerciais das emissoras televisão
Uma das formas que mais alcança público no Outbound é a propaganda nos comerciais das emissoras televisão

Por que inbound marketing é a melhor opção?

Uma empresa precisa de um site e ele precisa ser um ambiente que um cliente gostaria de visitar.

Além disso, a empresa deve ter conteúdo atraente, páginas de destino otimizadas que oferecem downloads gratuitos, como e-books ou webinários, e sempre devem ter uma presença online constante.

Estes são os conceitos básicos de inbound marketing que qualquer empresa precisa investir imediatamente.

Com tanta demanda à disposição na internet, empresas e comerciantes de todas as origens percebem que eles devem agir como editores para conseguir o interesse dos compradores.

Assim, como consequência, marcas de todos os portes desejam disputar a atenção de compradores afins.

E o inbound marketing pode fornecer subsídios para você conquistar o público-alvo eficientemente.

Veja só as vantagens:

É acessível

Os consumidores estão rejeitando mensagens promocionais.

O inbound marketing exige uma compreensão de que seus clientes querem, o que os seus desafios são e se o que você fornece é de valor.

Sabendo sua psicologia significa que o seu tempo é eficientemente investido no desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo combinada com produção de conteúdo notável.

Você pode produzir muito ou tão pouco por semana ou por mês, dependendo do seu orçamento de marketing.

É orgânico e natural

Observe este cenário: alguém procura online um serviço específico às 5h 30min em um sábado; o seu site, blog aparece nos resultados; o seu conteúdo rico fornece valor fundamental e conhecimento interior que vai melhorar a sua compreensão e pede para contatá-lo – tornando-se uma vantagem lucrativa.

O inbound marketing é natural, orientado e realmente ressoa com um público aprontado.

Quanto mais frequentemente você produzir conteúdo, mais os leads estarão suscetíveis a visitar o seu site – e quando o fazem, você estará pronto para atrai-los com chamadas para ações (CTA), páginas de destino e ofertas de conteúdo que vão ajudá-los a tomar a sua decisão, levando-os para o caminho rumo à conversão.

Mais oportunidade

Quanto mais alto valor e conteúdo contextual você adicionar ao seu site, mais você pode conseguir conversão.

Pode facilmente transformar uma ideia em vários formatos de inbound marketing, como incluir botões de call to actions, fazer pesquisas de satisfação ou até se concentrar em um funil de vendas eficaz baseado no modelo do inbound.

CRM e automação de marketing

As pessoas compram quando elas estão prontas para comprar.

O inbound marketing gera leads, embora eles ainda possam avaliar suas opções de serviços.

Como parte de seu processo de CRM, a automação de marketing vai ajudar a pré-qualificar os clientes e marcar as conexões, bem como avisar o setor de vendas qual conteúdo foi mais consumido pelos leads, a fim de concentrar no que eles mais gostaram e querem ver pelo site e blog.

A automação fornece informações relevantes ao longo do tempo para esses leads com o objetivo de garantir que eles fiquem interessados ​​e envolvidos até converterem em uma venda. Ela também encurta o ciclo de vendas.

Foco nos objetivos

Forte foco em resultados e necessidade de informar o chefe com dados claros e inequívocos?

Com o inbound marketing é possível, afinal, você pode definir metas conforme as métricas para compreender se os seus objetivos estão sendo atendidos.

Você pode definir as metas diárias, mensais e anuais. Esta transparência significa foco!

Você pode acompanhar os resultados de cada peça de marketing e descobrir qual deu certo ou não, facilitando e muito a comunicação entre os envolvidos e os próprios clientes.

Reconhecimento

O mundo digital tornou possível até mesmo as menores marcas ganharem reconhecimento mundial.

Ao produzir o conteúdo que está alinhado com a jornada do consumidor, seu público-alvo será capaz de encontrar a sua informação ao conduzir suas pesquisas.

Se você não está lá fora, eles não vão encontrá-lo.

Simples assim. Se eles gostam do que você escreveu, eles vão compartilhar seu conteúdo com suas redes sociais – aumentando  sua visibilidade e solidificando sua reputação como um recurso credível.

Credibilidade

Muitos clientes têm evitado o outbound marketing. Eles não querem que seu dia seja interrompido por sua chamada ou e-mail.

Eles querem consumir informação em seu próprio lazer.

Lembre-se sempre: inbound marketing é em termos do comprador.

Se você conseguir engolir seu orgulho, ter entusiasmo e ter perspectivas em relação ao público em uma forma menos direta (menos outbound) e mais eficaz (inbound), você vai ganhar sua confiança e aparecerá em sua mente quando eles estiverem prontos para fazer uma compra.

Com o Inbound a confiança do cliente na marca é muito maior
Com o Inbound a confiança do cliente na marca é muito maior

Lucrando com inbound marketing

O inbound marketing pode ajudar a gerar leads qualificados online.

Para o seu site gerar leads, ele precisa ser encontrado nos motores de busca.

Mas, mais do que isso, o site deve ter alta classificação para as suas palavras-chave.

Depois de criar e otimizar seu site para o SEO, você precisa criar ligações para melhorar o seu ranking.

Criando conteúdo de alta qualidade e compartilhando-o através de redes de sociais, como o Facebook e o Twitter, ajuda a conduzir os visitantes e gerar identificação.

Estatísticas do HubSpot – centro de referência mundial em marketing digital – mostram que as empresas de B2B – Business to Business, ou de empresas para empresas – que têm blog muitas vezes conseguem 97% de conexões do que aqueles que não o fazem.

Quando os clientes param em seu site, você tem de levá-los para o seu funil de vendas e alimentá-los para se tornarem clientes.

As estratégias de inbound marketing, tais como e-mail marketing e criação de conteúdo, ajudarão a nutrir os leads para movê-los ainda mais para baixo do funil de vendas, concretizando, literalmente, a venda.

Autoridade da marca

Sua marca se refere à forma como os seus clientes potenciais e outras partes que interagem com você percebe o seu negócio.

Você não pode determinar como o mercado vai entender o seu negócio, mas você pode influenciar a sua percepção.

Como fazer isso? Através do inbound marketing.

Quando você se conecta com os potenciais clientes online, fornecendo conteúdo educacional e entretenimento de qualidade, está agregando valor às suas vidas.

Criar conteúdo de qualidade vai ajudar a melhorar a sua marca. Com uma marca reforçada, será fácil de concretizar vendas.

De acordo com o Custom Content Council, 61% das pessoas são mais propensas a comprar de uma marca que oferece um conteúdo valioso para eles.

Inbound marketing é crucial no ambiente virtual.

Com os consumidores tendo mais controle sobre as informações que consomem, as técnicas de inbound marketing permitem que as empresas cheguem aos seus leads de forma direcionada e relevante, o que ajuda a melhorar a sua marca, com público crescente e aumentar as vendas.

O que achou de conhecer mais sobre Inbound x outbound marketing?

Conte para nós sobre suas experiências com essas duas vertentes!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers