Apesar do Facebook Ads e do Google Ads prestarem o mesmo serviço, o de anúncios pagos na internet, existem particularidades entre eles.
E muitos se perguntam qual é a diferença entre eles ou qual é o mais eficiente? Pensando nisso, eu vou tentar responder estas dúvidas com o post de hoje.
Não tem como dar uma resposta precisa sem antes saber o objetivo desejado na ação. O Google Ads possui um grande sistema de buscas e uma gigantesca rede de display, já o Facebook Ads proporciona ferramentas de segmentação de público.
A meta das empresas que investem em marketing digital é a mesma: aumentar o faturamento.
É importante definir o objetivo da ação pois, se o objetivo é vender um produto ou serviço, a conta do empresário é essa: gastei X com publicidade e vendi 2X, então valeu a pena. Mas o sistema não funciona assim se você pretende fortalecer e/ou posicionar a sua marca no mercado.
Definida a ação a ser executada, é possível planejar e decidir os próximo passos.
Facebook Ads vs Google Ads: quando quero vender
Através do seu sistema, o Google consegue entregar os anúncios a um público que está interessado, naquele momento, por um produto ou serviço similar ou igual ao que o contratante oferece.
Por exemplo: você está pesquisando sobre uma viagem que irá fazer, buscando por pontos turísticos, opções de lazer, etc. O Google, já sabendo no que você está interessado, irá te oferecer anúncios relacionados a sua busca. Pela lógica, quem procura informações sobre viagens e turismo pode ter interesse em alugar um carro, comprar passagens áreas, fazer reservas em hotéis e por aí vai. As empresas conseguem oferecer os seus produtos e serviços diretamente ao público interessado. E isso dá muito retorno.
Em pouco tempo você consegue calcular o quanto está sendo gasto em anúncios por cada geração de novos negócios e vendas, e a conta “Investimento vs Retorno” fica fácil de ser feita.
Se a sua intenção é vender mais, o Facebook Ads não te dará este mesmo retorno. A plataforma conhece as pessoas que estão vendo o anúncio muito melhor do que o Google, mas não sabe o que eles estão querendo naquele exato momento.
A seguinte comparação ajuda a ilustrar bem o papel das duas ferramentas:
O Google é parecido com um shopping, quando as pessoas vão até lá, geralmente, elas têm a intenção de comprar. Então, quando um produto é oferecido as chances de sucesso são bem maiores.
Já o Facebook está mais para um vendedor ambulante. Se alguém está numa praia, em um bar ou em algum lugar público, não tem necessariamente a intenção de comprar, mas são abordado por “ambulantes” que oferecem os mais variados tipos de produtos e serviços. E eles acabam vendendo, mas bem menos do que uma loja ou um shopping.
Se o objetivo for realmente vender no Facebook, o que dá para ser feito é tentar segmentar o público. É possível selecionar idade, localização, estado civil e outras informações para segmentar os usuários. Mesmo com o público segmentado, o Facebook Ads continua sem saber o que o internauta quer naquele momento.
Estas são as principais diferenças entre as duas plataformas, se você pretende vender mais, o Google Ads é a melhor opção, mas se você buscar um maior engajamento e uma comunicação mais próxima com o seu público-alvo, o Facebook Ads é o ideal para a sua empresa.
Bom, espero que esta postagem tenha tirado um pouco das suas dúvidas e que te ajude a escolher a melhor plataforma. Abraços e até a próxima.
Fonte: Adnews
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]