Aqui no blog nós comentamos que uma boa forma de conseguir Leads é através de e-books, mas você sabe o que é um e-book e como se faz um? Não? Então vamos lá…
Os e-books ajudaram a revolucionar o mundo da literatura. Eles são mais acessíveis e mais baratos, chegando até a ser de graça, um dos seus grandes atrativos é que qualquer pessoa pode fazer um e publicá-lo ou vendê-lo em um e-commerce. É interessante possuir um em seu blog relacionado com o segmento de sua marca ou empresa.
Para ter um bom e-book você precisa escrever de forma clara e direta. Não crie algo grande e, sim, algo que ajude, informe e divirta o leitor.
Para começar a escrever é bem simples, utilize a ferramente de texto mais conhecida do mundo, o Word e depois salve o arquivo em formato PDF através do próprio programa.
O seu blog pode servir como e-book, você pode utilizar algumas de suas postagens e colocar no seu e-book, criando assim a sua primeira edição. Por exemplo, você quer escrever um livro digital com 10 capítulos, 7 desses capítulos podem ser com o conteúdo publicado em seu blog, que se encaixem no assunto.
Escolha o assunto de acordo com o seu segmento, por exemplo, eu tenho um blog sobre cachorros, então um bom assunto seria sobre “filhotes” e criar um e-book sobre “Como cuidar do seu filhote”. Escolha um assunto simples para o seu livro digital.
A estrutura do e-book é parecida com a estrutura do livro convencional: Capa, Sumário, Introdução, Capítulo, Conclusão e Contracapa.
O primeiro passo é o Sumário, ele deve conter todos os capítulos do livro e, geralmente, o número da página em que o capítulo está, mas não é algo unânime. Exemplo:
Introdução ………………………………………Página 3
Antes de trazer seu filhote pra casa………..Página 5
Como e quando alimentar seu filhote………Página 8
Na introdução explique um pouco sobre você e sobre o que o livro se trata, mostrando o porquê você o criou e o assunto que ele irá abordará.
Os capítulos são os conteúdos do seu livro. Esta parte precisa ser bem organizada para que a leitura não cause confusão ao leitor. Procure escrever de forma direta.
A Conclusão fica por sua conta, pode ser o último capítulo, ou alguma coisa que você queira falar ao leitor. Seria interessante, também, deixar o link das suas redes sociais, blog ou algum contato.
A Contracapa é a ultima “folha” do seu livro, onde você pode colocar uma breve descrição do seu blog.
Capítulos
Criando os capítulos. Como o meu livro digital fictício se chamará “Como cuidar do seu filhote”, eu criarei os seguintes capítulos:
- Antes de trazer o seu filhote para a casa
- Vacinas
- Cuidados com o seu filhote
- Alimentação do seu filhote
- Escolha o local ideal para o seu filhote ficar
- Como ensinar o seu filhote a fazer as necessidades no local correto
Esses 5 capítulos são apenas um exemplo, uma pessoa especialista no assunto pode colar mais de 10.
A capa do seu e-book deve ser bonita, mas como isso é algo novo para você, comece com algo simples, principalmente se você não puder contratar alguém para fazê-la. Há tutoriais na internet que podem ajudá-lo a criar uma capa simples, bonita e eficiente.
Os e-books, geralmente, causam grande repercussão. O resultado pode ser centenas de leitores, centenas e/ou milhares de curtir no Facebook, mais assinantes de feed e newsletters. Enfim, os benefícios são imensos e espero que essas dicas te ajudem e te incentive a criar um e-book.
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]