E aí, tudo tranquilo?
Para você, que já vem acompanhando meus últimos artigos falando sobre marketing de conteúdo, hoje a minha proposta é passar um passo a passo de como eu monto e estruturo meus artigos.
Então, se você quer aprender a criar seu primeiro artigo ou se já começou a escrever algum texto nesse estilo, vem comigo que eu tenho certeza que esse post é pra você!
Marketing de conteúdo para Iniciantes: Escreva seu 1º Artigo
Tive a oportunidade de falar em um hangout ao vivo (segue gravação) sobre algumas boas práticas e passei algumas táticas que adoto ao iniciar o processo de escrever meus artigos. –> Apresentação do conteúdo no Prezi
Muitas vezes o que falta para você escrever seu primeiro artigo é ESCREVER SEU PRIMEIRO ARTIGO. Pode parecer meio estranho mas o lance é você deixar fluir e escrever. Para que isso flua de uma maneira tranquila para você, vou falar de algumas boas práticas, beleza? Vamos lá.
#1. Listar ideias em tópicos
Aqui você vai pegar um papel e caneta, vai deixar ao seu lado e vai pensar primeiramente sobre qual assunto você quer falar. Feito isso, você vai acessar o ubersuggest.org e procurar a palavra chave do assunto que você pensou. Esse site de pesquisa de palavras chave te ajuda a ver quais palavras estão sendo usadas nos mecanismos de busca. Abaixo segue uma imagem para te orientar:
Depois que você listou tudo em tópicos, agora é entrar no processo criativo para o seu título: nem que esse processo leve 20 minutos. Vale a pena gastar esse tempo em um bom título, fica a dica!
#2. Evite Distrações: Mantenha o FOCO
Para criar um bom conteúdo, não ficando o dia todo para escrever seu artigo, é crucial você evitar distrações, pois todo o processo de escrever um artigo leva tempo. Se você ainda ficar se distraindo na hora de criar seu artigo, nunca vai ser terminado.
Então é simples: não se distraia com TV, celular, etc. Desligue por um tempo tais aparelhos e foque na produção do seu artigo, ok?
#3. Tenha conhecimento de quem é seu público-alvo
Agora que você já sabe do que você vai falar e está focado em criar seus artigos, vamos pensar no que os seus leitores querem ler, quais artigos podem ser relevantes para ele. Consegue ver o poder disso?
Pensando assim, fica mais fácil para você ser assertivo na criação de seus artigos, pois têm um objetivo claro, que é informar e ajudar um determinado público-alvo, certo?
Indo por essa linha de pensamento, você vai entregar seu conteúdo para quem de fato quer e precisa da informação e, o mais importante, fazer seus leitores gostarem do seu conteúdo. Como você vai despertar esse interesse do seu público-alvo?
Bom, essa é sua missão daqui para frente e o meu objetivo é ajudar a inspirar você a chegar a esse próximo nível. Vem comigo que eu tenho mais alguns passos para te ajudar nessa missão .
#4. Quebre padrões e mostre que sabe do que fala
Temos agora já todo um esquema para ser seguido rumo à criação de artigos, e talvez você, nesta etapa possa estar se perguntando “O que é um bom conteúdo?”. Eu não darei uma resposta para essa pergunta, eu farei você pensar sobre ela e refletir sobre o assunto.
O insight é você conseguir descobrir quem é o seu público e, feito isso especificá-lo. Bom conteúdo é aquele que ajuda ou informa de forma objetiva, gerando valor (é o seu leitor quem decide se seus artigos são bons ou não).
#5. Sentiu que não estão fluindo boas ideias?
Está tudo bem, Às vezes ocorre de você sentar na cadeira em frente ao computador e simplesmente as ideias não virem. Basta você ficar calmo e não se forçar a escrever, pois deve ocorrer naturalmente. O segredo, então, é não se forçar: deixe para escrever seus artigos em um outro momento.
Nessa parte, porém, você não pode se sabotar, imponha um dia e o um horário no qual você vai voltar a escrever seus artigos, para que não fique vago demais no seu cérebro (tem um outro artigo que escrevi recentemente que fala sobre MindSet voltado ao marketing de conteúdo).
O importante neste passo é você conseguir perceber dentro de você quais são os melhores horários de começar a escrever, notar em quais momentos está mais criativo e pode render mais.
#6. Seja objetivo em seus artigos
Não precisa “encher linguiça”, como muitos de nós fazíamos no colégio nas redações (eu mesmo fazia MUITO isso), o esquema é ter objetivo de resolver um problema, no momento em que seu leitor precisa daquela informação.
Este sexto passo é o mais importante de todos, basta você pensar da seguinte forma: sempre que alguém precisa solucionar um problema, essa pessoa pergunta pra quem? Para o Google. E é neste ponto que seu post é assertivo, resolvendo o problema do seu leitor com a informação de que ele precisa naquele exato momento. Quando seus artigos ajudam essa pessoa, vai ficar muito grata a você e, de alguma forma, vai te retribuir essa ajuda (seja vendo você aos poucos como uma autoridade no assunto, ou, futuramente, adquirindo seu produto ou serviço).
No mais, você precisa de apenas uma coisa: um bom motivo para entrar no marketing de conteúdo e criar artigos com constância. Isso, com o tempo, gera autoridade, ajuda na sua visibilidade e, em longo prazo, seguindo na intenção de ajudar as pessoas (com artigos e conteúdos irados para quem precisa e se interessa pelo seu trabalho), vai gerar excelentes resultados, pode ter certeza!
Bom, vou ficando por aqui e restando dúvidas, já sabe: me envie por email que a gente conversa, beleza? –>[email protected]
Um abraço,
Felipe Mandeli
Gerente de Marketing Digital
[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]