Quantas tarefas você acha que realiza por dia? E por semana? Mês, ano…
Escreve o texto do e-mail que precisa ser enviado, segmenta a base, prepara a arte….
Se puser tudo isso na ponta do lápis (ou na memória de uma aplicativo) vai descobrir que trabalha muito!
Por isso, cada vez, fica mais claro que para garantir uma rotina produtiva no seu dia a dia profissional, dentre as ferramentas para gestão de empresas que utiliza, você não pode deixar de contar com um software de gestão de tarefas.
E antes que você diga que já tem um monte de aplicativos para empresas rodando em seu negócio – e que isso já está ficando muito caro, saiba que existem excelentes gerenciadores de tarefas grátis (ou com planos freemium – gratuitos para sempre, mas com menos funcionalidades).
Pensando nisso, selecionamos alguns dos melhores sistemas de gestão de tarefas com planos grátis ou mesmo totalmente gratuitos.
O que é um gerenciador de tarefas, afinal?
Você sabe o que é um gerenciador de tarefas?
É um software desenvolvido para ajudar você e sua equipe a organizar os fluxos de tarefas de processos que realiza em sua empresa, para que possam lidar com eles da melhor forma.
Isto é: entregar o que tem que ser feito no prazo e com qualidade.
Quer conhecer alguns gerenciadores de tarefas grátis? Então, confira nossa lista!
4 excelentes softwares de gestão de tarefas
Precisando de uma agenda de tarefas diárias ou de um quadro onde esteja bem claro o que cada um deve fazer, de que modo e quando entregar?
Confira nossas dicas de softwares de gestão de tarefas e saiba como conseguir tudo isso e muito mais!
1- Trello
Você conhece o método kanban de gestão de processos, projetos e equipes?
Trata-se de uma metodologia ágil criada no Japão e hoje consagrada no mundo todo por suas simplicidade e eficiência.
Com ajuda de cartões coloridos que se movem por colunas onde se colocam as listas de tarefas, o método kanban se torna uma poderosa ferramenta visual para que todos saibam exatamente quais são as tarefas que precisam ser feitas (com as datas de entrega e escopos bem definidos).
Além disso, só de olhar um quadro kanban fica claro o que já está em produção, o que está pronto, em que etapa do processo se encontra cada uma das tarefas e quem as está realizando.
O Trello tem uma interface intuitiva (do tipo arrasta e solta) que proporciona tudo isso com muita agilidade e fácil compartilhamento com a equipe.
E o melhor, conta com um excelente plano gratuito!
Conheça o Trello.
2- Asana
Adivinhe: o software Asana também se baseia na metodologia kanban!
Na verdade, muitos dos melhores softwares de gestão de tarefas usam o kanban como base de sua lógica de funcionamento.
Mas a Asana tem um foco um pouco diferente do Trello. Ela tem funcionalidades bastante direcionadas para o monitoramento do tempo utilizado pelo colaborador em cada tarefa e se ele atingiu suas metas.
Seu objetivo é levar a alta produtividade e permitir que o time se dedique às tarefas que realmente importam.
Assim como o Trello, a Asana tem um plano gratuito.
Conheça a Asana.
3- Slack
Se seu objetivo é fazer com que seu time se comunique de forma ágil e trabalhe em equipe, pode usar o Slack, o chat corporativo de vídeo, texto e voz que permite organizar equipes e projetos, com muita facilidade.
No Slack cada integrante do time pode ser acionado individualmente para conversar com os outros, trocar arquivos, imagens etc.
Mas o grande destaque é a criação de canais. Assim, pode haver um canal para a área de produção, outro para marketing, outro para equipe de vendas etc. e todos os integrantes desses canais visualizam as mensagens em tempo real e se organizam melhor.
Um colaborador pode fazer parte de vários canais. Assim, você pode criar canais de projetos específicos ou de mensagens e avisos importantes, de dicas etc.
Realmente é um ótimo software de gestão de tarefas em equipe. E com uma versão gratuita bastante completa!
Conheça o Slack.
4- Google Sheets
Por fim, não poderíamos deixar de falar do Google Sheets, a planilha eletrônica do Google Drive.
Que nunca usou uma planilha para gerenciar tarefas ou organizar projetos?
Planilhas eletrônicas são alguns dos softwares mais utilizados no dia a dia das empresas. Além disso, a maioria das pessoas sabe como usá-las e se sente à vontade nesse ambiente.
Por isso, vale a pena usá-las se forem bem construídas. E, como você sabe, além de gratuitas, são colaborativas: podem ser usadas online, de onde a pessoa estiver, ao mesmo tempo que outros usuários.
Caso você não conheça, acesse aqui o Google Sheets.
BÔNUS: 2 princípios para a boa gestão de tarefas
Além de ferramentas online, existem 2 princípios básicos para quem quer fazer a gestão de tarefas.
- O primeiro é a priorização: Se você nunca ouviu falar em POSEC, a hora é agora. Ordene as tarefas por ordem de relevância para resolver os problemas da empresa. Uma forma de fazer isso é usando a Matriz de Eisenhower.
- O segundo é a automatização: integre ferramentas e automatize tarefas chatas e repetitivas. Veja como aqui: Como automatizar tarefas repetitivas em menos de 2 minutos
Você conhecia alguns desses gerenciadores de tarefas grátis? Usa algum em sua empresa? Quais os resultados? Gostaria de nos passar a dica de um que não lembramos de mencionar?
Por favor, compartilhe com a gente sua experiência nos comentários!
* Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.
[table id=29 /]