10 livros de Marketing Digital para quem está iniciando os estudos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira os livros de marketing digital que recomendamos

Para encontrar os livros de marketing digital indicados clique no título do livro.

Apesar de não ser novidade há muito tempo, ainda existem profissionais de marketing e empresários que não dominam o Marketing Digital e que precisam de fontes seguras de informação para ampliarem seus conhecimentos.

Se você se encontra nesta situação, no artigo de hoje, recomendamos 10 livros de Marketing Digital essenciais para quem está iniciando os estudos sobre Marketing Digital que vão ajudar você nos principais aspectos de qualquer ação promocional que use os meios digitais. Confira!

Livros de marketing digital para inciantes
10 livros de marketing digital para quem está iniciando os estudos

1. Marketing na era digital

Este é um livro indispensável para qualquer pessoa que queira aprofundar seus conhecimentos sobre Marketing Digital, mas ainda não conhece o suficiente sobre o tema. Ele foi escrito por Martha Gabriel, uma especialista em Marketing Digital que já escreveu não apenas este, mas muitos outros livros de Marketing Digital reconhecidos no mercado, como por exemplo SEM e SEO — Dominando o Marketing de Busca.

É um livro bem completo, em que a autora explica com clareza conceitos básicos e essenciais do marketing de uma forma geral, detalhando logo em seguida como estes conceitos se aplicam no Marketing Digital.

A autora também explica a importância estratégica da web para a conquista dos objetivos da empresa, e mostra quais são as plataformas tecnológicas mais básicas para qualquer ação promocional, além de dar dicas práticas para implantar uma estratégia de SEO e de promoção nas redes sociais.

2. Negócios Digitais

O livro Negócios Digitais é voltado para quem deseja empreender no mundo digital. Alan Pakes, fundador do CONAED, é co-autor deste material, entre os colaboradores da obra se encontram personalidades como Conrado Adolpho, Erico Rocha, Victor Damásio e entre outros, grandes influenciadores no Marketing Digital.

O conteúdo do livro tem o intuito de quebrar as objeções que as pessoas encontram pelo caminho na hora de começar o seu empreendimento digital e aproveitar o poder que internet proporciona para ter um negócio rentável.

Além das dicas de 17 empreendedores digitais renomados, o Negócios Digitais também proporciona a oportunidade de construir o seu negócio on-line da maneira correta.

Livro sobre Inbound Marketing
Saiba mais sobre Inbound Marketing com este livro

3. Inbound Marketing

Este livro foi escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, que foram os criadores do conceito de Inbound Marketing. No livro, eles começam detalhando as ações de marketing tradicional como a participação de feiras, e-mail marketing, telemarketing etc. — incluídas no chamado de Outbound Marketing — para, logo em seguida, compará-las com as melhores práticas de Inbound Marketing, que são menos intrusivas e mais amigáveis para os usuários.

O livro também apresenta o que deve ser feito para alcançar o público de forma menos intrusiva, destacando a importância de ser encontrado por seu cliente quando ele busca por soluções relacionadas aos produtos e serviços oferecidos por sua empresa. O livro também explica em detalhes o que você deve fazer para gerar leads, que são as oportunidades de negócio, além de explicar também o que pode ser feito para transformar estas leads em clientes.

É um material indispensável para quem ainda não está familiarizado com o Inbound Marketing e com o Marketing de Conteúdo, pois trata com detalhes a importância de cada uma destas estratégias promocionais.

4. Guerreiro SEO

Este é um dos livros sobre SEO (Search Engine Optimization) mais completos do mercado, em que John I. Jerkovic ensina as melhores práticas testadas e aprovadas para garantir um melhor posicionamento dos sites nas buscas orgânicas, tornando estas páginas cada vez mais amigáveis para as ferramentas de busca como o Google, por exemplo.

Além de explicar com detalhes as melhores práticas e a importância de um trabalho cuidadoso na escolha das palavras-chave e a criação de conteúdo para o melhor posicionamento nas buscas, o livro também ensina como evitar armadilhas que poderão por tudo a perder em sua estratégia.

O livro também dá dicas práticas ensinando como avaliar o seu site e o site dos concorrentes, ajudando na definição de sua estratégia, independentemente da ocasião. Depois de ler este livro, você estará pronto para conquistar um melhor posicionamento nas ferramentas de busca, além de medir os resultados de suas ações de forma objetiva, otimizando resultados.

Livro sobre mídias sociais para pequenas empresas
Livro sobre mídias sociais para pequenas empresas

5. Mídias sociais para pequenas e médias empresas

A proposta deste livro é se tornar um manual de como criar e gerenciar campanhas de promoção nas redes sociais como o Facebook, Twitter, LinkedIn e muitas outras. É um livro de marketing ideal para quem ainda não está familiarizado com o tema, com os principais jargões e que tem muitas dificuldades para entender alguns processos.

O livro também fala da importância da criação de blogs para a estratégia de mídias sociais, explicando com detalhes o que você precisa fazer para criar um blog de sucesso para gerar leads e utilizá-lo como uma ferramenta para se relacionar com os clientes e potenciais clientes de sua empresa.

Escrito por Edson Melo de Sousa e Silvia Giurlani, o livro também possui uma certa carga conceitual sobre as principais ferramentas, citando exemplos práticos de como algumas pequenas e médias empresas estão usando as redes sociais para se relacionar com seu público.

6. Guia prático de Marketing na Internet para pequenas empresas

O livro é escrito por Claudio Torres, que é o autor de um dos livros de Marketing Digital mais vendidos no país — A Bíblia do Marketing Digital. Como o próprio nome sugere, este livro busca ser uma espécie de guia para ajudar profissionais de marketing e de publicidade a usar a internet a fim de gerar negócios para a empresa.

Neste livro, o autor apresenta as principais estratégias de marketing que exploram as características da internet com dicas de ações a serem realizas e sugestões de ferramentas, apresentando alguns roteiros práticos para uso no dia a dia dos gestores.

O livro também explica de uma forma clara como a internet mudou o comportamento dos consumidores, que antes dependiam apenas das mídias de massa para coletarem informações sobre produtos e serviços, e que agora usam os blogs e as mídias sociais para buscarem informações antes de qualquer compra.

As mídias sociais também possuem uma bíblia
As mídias sociais também possuem uma bíblia

7. A Bíblia da Mídia Social

Este é um livro bem completo sobre o tema de mídias sociais, que apresenta mais de 100 ferramentas e aplicativos capazes de ajudar o trabalho de gestão das mídias sociais de qualquer empresa, independentemente do tamanho.

Além de discutir as boas práticas nas ações usando as redes sociais, o livro traz uma série de exercícios e métodos de avaliação que ensinam ao leitor como realizar uma auditoria de redes sociais em sua empresa, concorrentes e até mesmo seus clientes, ajudando a criar uma estratégia perfeita para qualquer negócio.

Escrito por David K. Brake e Lon Safko, este é um livro essencial para a consulta, pois não trata do assunto de forma superficial, mas se aprofunda e traz explicações bem detalhadas não só sobre as ferramentas a serem utilizadas, mas principalmente sobre o comportamento do consumidor de uma maneira geral. É um material indispensável, independentemente da mídia social que você e sua empresa escolheram trabalhar.

8. Os 8 Ps do Marketing Digital

Um especialista em marketing digital brasileiro, Conrado Adolpho é um dos nomes mais respeitados no país quando se fala no assunto, sobretudo em programas de afiliados. Conrado desenvolveu a metodologia conhecida como os 8 Ps do Marketing Digital, e seu livro já é pré-requisito básico para qualquer pessoa que deseje se aprofundar na área.

Na obra, Conrado explica detalhadamente cada um dos Ps do Marketing Digital: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.

Cada um desses Ps representa uma das etapas de uma estratégia de marketing de sucesso. A ideia do livro é preparar pessoas leigas para que se tornem profissionais do marketing digital.

Redes sociais na era da internet
Redes sociais na era da internet

9. Redes Sociais na Internet

Quem pretende estudar as formas de relacionamento na internet de forma mais científica precisa ler a obra Redes Sociais na Internet, escrita por Raquel Recuero.

A autora, que também é especialista em mídias sociais e professora universitária, traz na obra uma teoria que classifica as redes sociais pelo capital social que elas permitem ser gerado, por meio de relações e laços que podem ser criados entre pessoas e entre pessoas e empresas.

Recuero discute a formação do capital social fundamentada em grandes estudiosos da sociedade como Putnam, Bourdieu e Coleman. A partir dessa fundamentação, é feito um minucioso estudo dos atores e conexões que fazem parte desse tipo de mídia e as formas como os relacionamentos são traçados.

10. Facebook Marketing

Camila Porto se tornou uma referência quando se fala em Facebook, já tendo ministrado diversos cursos presenciais e online sobre as formas de ganhar dinheiro na maior rede social no mundo.

Em seu livro Facebook Marketing, a autora, que já teve passagem pela área estratégica de portais como Mundo Curioso e Tudo Gostoso, ensina o passo a passo de como uma empresa ou profissional liberal deve trabalhar o seu marketing no Facebook e como isso pode fazer seus rendimentos crescerem muito e em pouco tempo.

O livro é dividido em quatro partes, sendo que a primeira delas ensina a criar uma fanpage e como fazer um planejamento de marketing no Facebook. A segunda parte do livro fala sobre as formas de gerar engajamento em uma fanpage.

Toda a terceira parte da obra é dedicada ao ensino da amplificação do público atingido. Já a quarta e última parte é focada na mensuração de resultados das estratégias realizadas.

Estes livros de Marketing Digital são indispensáveis para aqueles que estão iniciando os estudos sobre o assunto, ajudando a não apenas conhecer os conceitos mais básicos sobre o tema, mas também oferecendo dicas práticas para colocar a mão na massa e conquistar resultados.

E você, recomenda algum livro além dos citados neste artigo? Compartilhe com a gente nos comentários, explicando por que você recomenda este livro. Deixe também sua opinião se já tiver lido alguns dos livros sugeridos por nós!

Artigo atualizado dia 03/02/2017

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers