Como Escolher As Melhores Hashtags Para o Seu Perfil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Escolher as melhores hashtags é essencial para ranquear o seu conteúdo. Através delas, é possível organizar e segmentar as diferentes postagens, expandindo o alcance orgânico nas redes sociais.

Há diversas ferramentas disponíveis para ajudar nesta atividade, mas é necessário discernimento para optar pelas mais eficientes. As menos abrangentes funcionam melhor, pois há maiores chances de se destacar.

Utilizar hashtags que não têm nada a ver com o conteúdo pode surtir o efeito reverso do pretendido, confundindo seu público. Apesar de atrair visitantes, não gera leads qualificados, se tornando um esforço inútil.

Entretanto, se bem escolhidas, podem ser a ponte para que pessoas interessadas nos assuntos abordados consigam te encontrar. As hashtags funcionam como portais temáticos que podem abrir fluxos de diferentes fontes na internet.

Dessa maneira, nesse artigo você vai ver, entre outras coisas:

  • A importância das hashtags
  • Como usar as hashtags
  • 5 dicas para escolher as hashtags melhores para você
  • As Melhores São as mais Fáceis 
Como Escolher As Melhores Hashtags Para o seu Negócio
Como Escolher As Melhores Hashtags Para o seu Negócio

A Importância das Hashtags

Ao utilizar hashtags, a sua marca será encontrada mais facilmente. Isso porque elas funcionam como etiquetas que reúnem conteúdos com o mesmo marcador.

A Importância das Hashtags
A Importância das Hashtags

O uso de palavras precedidas pela cerquilha (#), ou jogo da velha, é original do Twitter, mas atualmente funciona em todas as redes sociais. É preciso cuidado para não exagerar, é melhor ser preciso.

Identificar as temáticas, agregar os conteúdos e destacar palavras de impacto são algumas das razões para usar as hashtags em suas postagens.

Confira algumas dicas de como usufruir deste dispositivo indispensável para as redes sociais.

Como Usar as Hashtags

COMO USAR AS HASHTAGS
COMO USAR AS HASHTAGS

 Hashtags boas são as mais fáceis e autodescritivas. Não fogem muito do assunto central da publicação ou da página. Para escolhê-las, então, basta elencar as palavras principais do seu segmento de mercado e realizar algumas pesquisas. 

Reflita sobre as palavras que são pertinentes ao universo da sua marca. Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode trabalhar com hashtags como: #beleza, #beauty, #autoestima e #skincare. Já uma marca de produtos eletrônicos teria hashtags como: #tech, #eletrônicos, #tecnologia e #smart.

É possível colocar na descrição da página, no conteúdo da postagem ou em um comentário. De todas as formas, certifique-se que cada hashtag é propícia ao lugar onde está inserida.

É interessante utilizar o nome da sua marca como hashtag onde for possível. Também é legal usar um slogan ou frase de efeito curta nas campanhas. Dessa forma, todo o conteúdo ficará reunido em uma única “pasta” digital. 

5 Dicas Para Escolher as Hashtags 

5 DICAS PARA ESCOLHER AS HASHTAGS
5 DICAS PARA ESCOLHER AS HASHTAGS

1ª dica: Pesquise primeiro

Antes de publicar qualquer conteúdo, faça uma pesquisa sobre a relevância das hashtags relacionadas. Na própria plataforma do Instagram há sugestões quando se digita #.

Prefira as menos abrangentes, isto é, as que tiverem números menores de postagens. Assim, sua marca aparecerá em evidência mais facilmente. Concorrer com milhões de posts pode ser difícil.

Utilize de ferramentas como Tagify e Display Purposes para encontrar as tendências relacionadas às hashtags primordiais já selecionadas. Assim, as chances de expandir seu alcance e popularidade aumentam.

2ª dica: Pense como seu Consumidor

Se seu objetivo é alcançar aqueles que ainda não consomem seu conteúdo, a melhor maneira de acertar nas hashtags é pensando como o seu consumidor pensaria. O que procuram na barra de pesquisa? Quais palavras-chave vêm à mente sobre o assunto abordado?

Esse posicionamento pode ajudar a encontrar as hashtags mais operativas, uma vez que enquadra suas publicações em resultados de pesquisa de forma orgânica.

Além do exercício de se colocar no lugar do consumidor, também pesquise nas postagens dos fãs, analisando as hashtags mais utilizadas. Desta forma, você se aproxima da realidade do seu público, aprendendo com ele.

3ª dica: Pesquise na concorrência

Uma dica quase infalível é avaliar as páginas de marcas do mesmo segmento…

Como estão utilizando as hashtags? Quais são as mais utilizadas? Quais você ainda não usou?

Com o olhar atento, busque aumentar o seu arsenal de hashtags a partir das postagens da concorrência. Nem todas serão aplicáveis para a sua marca, mas podem servir de inspiração para criar as suas próprias.

Como as temáticas são semelhantes, sempre haverá repetições nas postagens. Aprenda com outros players quais são as hashtags indispensáveis e quais são as descartáveis.

4ª dica: Crie suas próprias hashtags

Uma frase de efeito, um slogan ou uma ação impactante são caminhos para criar hashtags únicas e efetivas. A união de duas ou três palavras pode gerar uma etiqueta especial que irá se consolidar na sua audiência.

A exemplo disso, marcas de roupas e acessórios têm aplicado #UseMarca, ou #QueroMarca, substituindo “marca” pelo nome da página. Já no segmento esportivo, são comuns #VáDeMarca ou #GoMarca.

Seja qual for a hashtag personalizada, estimule seu público a utilizá-la quando postarem conteúdos, como stories de recebidos ou reviews em vídeo. Esta estratégia aproxima os consumidores e atribui uma sensação de pertencimento à comunidade.

5ª dica: Alterne sempre

Estabeleça hashtags fixas, como #marca e #segmento, e flutuantes, como #vídeo e #desconto. Além dessas, cada postagem terá suas especificidades e, portanto, devem ser acompanhadas de hashtags próprias.

Mesmo que todas postagens tenham as mesmas tags, é interessante mudar a ordem. Isso evita que seu perfil seja considerado como spam ou robô, o que poderia ser desastroso.

Apesar de haver o limite de 30 hashtags por post, é aconselhável não chegar nem perto disso. Aliás, uma boa média varia entre 5 e 15 hashtags, dependendo do tipo de postagem e abrangência do conteúdo.

As Melhores São as mais Fáceis 

As melhores são as mais fáceis
As melhores são as mais fáceis

Utilizar hashtags pode fazer parte de qualquer estratégia de marketing digital. Até mesmo em marketing offline é possível ver a aplicação delas, como outdoors com #FazAcontecer ou #FelizNatal.

As hashtags funcionam, nesses casos, como convites para serem utilizadas pelos consumidores, aumentando o tráfego de conteúdo dentro dessas etiquetas. Também são úteis para deixar o design mais despojado e jovial, uma vez que é uma linguagem natural do mundo digital.

De qualquer forma, seja online ou offline, a utilização de hashtags deve ser guiada pela simplicidade. Quanto mais fácil de ser escrita, melhor ela será. Evite frases grandes e palavras difíceis, prefira as mais curtas e autodescritivas.

Enfim, agora que você já conferiu algumas dicas de como escolher as melhores hashtags para você, faça pesquisas e estabeleça algumas hashtags indispensáveis para seus próximos posts.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers