Mudanças nas estratégias de SEO com a covid-19

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A pandemia da COVID-19 está ocasionando várias mudanças pelo mundo, principalmente na economia e no comportamento das pessoas.

As empresas precisam estar atentas a esse movimento e mudar seu planejamento estratégico, procurando entender o impacto que isso causou no comportamento de busca por algum produto ou serviço na internet.

Então, você deve buscar adaptar suas estratégias de SEO de acordo com este novo cenário, porque os consumidores mudaram seu comportamento e o sistema de pesquisa do Google também, durante essa pandemia.

E estas mudanças devem permanecer como realidade após a crise passar. 

Então, vamos ver o que mudou nas estratégias de SEO com a COVID-19, e o que você pode fazer para se adaptar a essa nova realidade.

O que mudou nas estratégias de SEO com a COVID-19

Adaptação dos buscadores

Todos sabemos da importância do Google atualmente, afinal qualquer dúvida que temos ele nos ajuda a encontrar as respostas.

Em tempos de crise, como a que vivemos atualmente, o buscador se torna ainda mais essencial, principalmente porque as pessoas estão obrigadas a ficar em suas casas, algumas trabalhando em home office.

As dúvidas, que surgem sobre o cenário atual, estão sendo pesquisadas na internet, usando algum buscador, como o do Google. 

De uma maneira geral, as buscas significam quais as prioridades que as pessoas estão tendo nesse momento, como bem-estar, segurança e finanças.

Desta forma, o Google tem um papel fundamental ao fornecer as informações que as pessoas estão buscando, de forma mais precisa e confiável possível. 

Pensando nisso, a gigante da tecnologia já está se reestruturando para adequar seu buscador às novas tendências de buscas.

Ela passou a promover uma cobertura on-SERP (que é a página de resultados) sobre a pandemia, por exemplo, já que o volume de buscas por esse assunto é um dos maiores no momento.

Essa mudança permite que a página de busca, ao ser acessada com algum tema relacionado à pandemia, como coronavírus ou covid-19, se modifique automaticamente mostrando de forma mais rápida as respostas prontas, além de trazer informações somente de fontes confiáveis.

O que mudou nas estratégias de SEO?

As mudanças que o Google vem fazendo em seu buscador são respostas para os efeitos da COVID-19 no comportamento dos consumidores, de modo a aprimorar a experiência de busca.

Essas modificações afetam diretamente as estratégias de SEO das empresas, e você precisa saber como se adaptar a elas para poder colher os melhores resultados nas buscas neste momento de crise.

Fortalecimento do SEO

Em um momento em que as empresas estão cortando gastos com mídia paga, pois há uma retração de compra e venda de produtos e serviços, as estratégias de SEO se tornam essenciais para posicionar seu negócio organicamente.

Conseguir uma boa posição no ranking de pesquisa nos buscadores é o objetivo de qualquer empreendedor, e fazer isso de forma orgânica não é fácil. 

Você precisa investir em equipe, ferramentas e treinamento para conseguir os resultados, que geralmente demoram para chegar.

Porém, o custo benefício é bem melhor, e quando chega o retorno é mais sustentável do que anúncios pagos, a longo prazo. 

A vantagem é que você pode continuar criando conteúdos e otimizando seu site durante essa crise.

Este é o grande diferencial do SEO nesse momento de pandemia, porque ele consegue resultados sustentáveis para seu negócio, que não são diretamente afetados por alguma crise, e possibilitam manter a marca sólida nessas ocasiões.

Entendendo a sua nova persona

Quem trabalha com marketing digital sabe que o foco sempre deve ser na persona, porque é com ela que você quer se relacionar e vender.

E para isso acontecer é necessário entender muito bem como ela pensa, seu comportamento, dúvidas e interesses.

Em um momento de crise onde o comportamento dos consumidores está mudando drasticamente, você precisa focar ainda mais em sua persona, entendendo o contexto para refazer todo o perfil dela.

Continuar produzindo conteúdos relevantes, que sejam relacionados com seu negócio, mas agora dentro de um contexto de pandemia.

Procurar mostrar como sua empresa está lidando com as restrições decorrentes da pandemia, e como pode ajudar sua persona nesse momento crítico, são caminhos a serem pensados. 

Ser transparente gera confiança e mostra que sua marca é feita de pessoas que se preocupa com pessoas.

O importante é você ter a empatia necessária para perceber como essa crise está afetando sua persona e como você pode, através de seus conteúdos, ajudar ela a passar por esse período com menos dificuldades. 

Agora é o momento de estreitar o relacionamento, aumentar os laços de confiança.

Desktop em alta

Uma mudança que não estava sendo esperada é o aumento do uso de desktops e notebooks durante a quarenta.

Até que faz sentido já que as pessoas estão mais tempo dentro de casa e é normal que passem a usar seus notebooks e desktops para trabalhar em home office, estudar ou como lazer.

Apesar dos celulares continuarem sendo a tendência de crescimento no uso diário pelos usuários, nesse período de isolamento social isso eles podem ser deixados em segundo plano, em relação aos computadores.

Isso mostra que, nenhum dispositivo pode ser deixado de lado nas estratégias de SEO, e você deve buscar a otimização de seu site para os desktops e notebooks também, na mesma escala que faz para os dispositivos móveis.

O comportamento dos consumidores muda rápido, de acordo com o contexto, como estamos vendo nessa pandemia. 

Então, é necessário fazer os testes de funcionalidade de seu site para todos os tamanhos de telas, sem pensar no contexto atual, mas como uma forma de sempre buscar a melhor experiência para o usuário.

De olho nos indicadores

O estamos vendo nessa pandemia é que não há uma previsibilidade do que vai acontecer, e isso acaba impactando nos indicadores de SEO do seu negócio.

A todo momento sai uma nova notícia sobre a doença, que ainda não é muito conhecida, e isso afeta o comportamento dos consumidores e também os interesses, o que impacta diretamente no seu negócio.

Portanto, acompanhar as métricas de seu negócio é essencial em períodos de crise como esse que estamos passando, porque isto ajuda a dar uma certa previsibilidade do mercado.

Os dados que você obtém dos indicadores possibilitam tomar decisões com mais segurança, ainda mais com as mudanças acontecendo toda semana.

As ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console são seus aliados nessa hora, porque eles o auxiliam a compreender o comportamento do público nesse momento conturbado, trazendo relatórios que traçam os erros e acertos. Assim, sua estratégia pode ser melhor definida para ter um melhor retorno.

Conheça as mudanças nas estratégias de SEO com a COVID-19

Google Shopping

A Google se preocupou em ajudar os pequenos e médios negócios, que são os mais afetados nessa crise e estão sem verbas para fazerem seus anúncios.

Ela disponibilizou um novo canal para a divulgação de produtos das lojas virtuais, através do Google Shopping gratuito.

Dessa forma, qualquer loja virtual pode cadastrar seus produtos no canal e serem exibidos nos resultados das buscas do buscador.

Essa exibição acontecerá após o carrossel das mídias pagas, que continuam sendo feitas, mas não deixa de ser uma grande oportunidade para dar visibilidade a sua marca.

Apesar de estar sendo lançada apenas nos EUA inicialmente, essa novidade deve chegar ao resto do mundo antes da crise acabar, e você deve pensar em como suas estratégias de SEO podem ser feitas para aproveitar essa oportunidade.          

Google Meu Negócio

Há algum tempo vem ocorrendo um movimento para valorização do consumo de pequenos negócios e produtores locais, e a pandemia do coronavírus veio fortalecer essa consciência.

A tendência dos consumidores de consumir perto de onde moram, enquanto estão em quarentena, é alta porque há a preocupação em ajudar as pequenas empresas a superarem a crise.

Portanto, as marcas locais precisam mostrar seu envolvimento e se comprometer com as pessoas de seu bairro.

Uma ferramenta que ajuda muito nas estratégias de SEO para negócios locais, é o Google Meu Negócio.

Ele ranqueia as empresas nas buscas locais e, através dele, você pode postar conteúdos referentes à pandemia, mostrando como sua empresa está se adaptando para melhor servir ao seu público.

Conclusão

Sabemos que essa crise vai passar, assim como tantas outras passaram. Porém, esta em particular, vai deixar muitas mudanças como legado.

O comportamento dos consumidores será o que mais sofrerá mudanças permanentes, visto que as pessoas começaram a refletir no que é prioridade para viver bem e com saúde.

Isto vai impactar fortemente nas estratégias de SEO, criando novas tendências de marketing digital, focando na nova persona pós covid-19.

A preocupação redobrada que a Google está tendo em fornecer informações confiáveis aos usuários vai impactar na qualidade dos conteúdos que as empresas vão produzir para oferecer ao seu público.

As estratégias de SEO serão importantíssimas, principalmente se falando em posicionamento orgânico, pois o dinheiro será reduzido, e as marcas irão focar em redução de gastos.

Se você gostou de saber o que mudou nas estratégias de SEO com a COVID-19, siga nosso blog e fique por dentro do que está acontecendo no mundo do Marketing Digital.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers