Funil de Vendas no Instagram: Como aplicar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As redes sociais chegaram para ficar, sem dúvidas! 

Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Tik Tok e tantas outras ocupam atualmente uma boa parcela do dia da maioria dos brasileiros.

Somos o segundo país no mundo que mais acessa as redes sociais! 

Mas, enquanto tem muita gente realmente passando o tempo nas redes, os empreendedores mais antenados já perceberam que essa é também uma excelente forma de alavancar suas vendas.

Afinal, ter a possibilidade de divulgar seus produtos e serviços, de forma orgânica ou investindo pouco, faz com que cada vez mais empresas estejam presentes diariamente nas redes sociais.

Mas, para realizar vendas no Instagram, não basta criar um perfil comercial e fazer dezenas de posts com imagens dos seus produtos. Para isso, você vai precisar desenvolver uma estratégia consistente de marketing digital.

Para isso, vale entender o caminho que os usuários (possíveis leads) percorrem, até adquirir um produto e criar confiança com a sua marca. E uma das ferramentas para essa tarefa é o Funil de Vendas.

Funil de vendas

funil-de-vendas-instagram
Máquina de vendas

Se a sua empresa já fez o dever de casa em marketing, você provavelmente já tem um funil de vendas estruturado e gerando vendas periódicas, talvez, até mesmo, funcionando dentro de uma automação como a da leadlovers, realizando vendas 24 horas por dia.

Como você sabe, funil de vendas é a definição dada para as etapas que um prospect passa em diversos pontos de contato com sua empresa. 

Esses contatos seguem até o prospect de fato realizar uma compra e tornar-se seu cliente.

Nesse aspecto, consideramos três estágios em que um prospect ou lead pode se encontrar em um funil de vendas, antes de ser o seu cliente:

Topo de Funil

funil-de-vendas-captar-leads
Topo do Funil

Essa etapa reúne a parcela do seu público que ainda não teve nenhum contato com o seu produto ou serviço.

Essa etapa é chamada de aprendizado e descoberta. Geralmente, nessa etapa o prospect sequer tem consciência de seu problema. E costuma ser por meio de seu conteúdo que eles descobrem o problema e se informam sobre ele.

Por exemplo, uma mãe que trabalha fora e deixa o filho na creche, pode não saber ainda que é possível trabalhar em casa e ter mais tempo com o filho. Ao receber conteúdo sobre o assunto, ela saberá que tem uma dor, ou problema, a ser resolvido.

Aqui ocorre a primeira conversão, de prospect em lead. Esse é o estágio em que o prospect deixa o seu contato para receber mais informações sobre o problema.

Pelo Instagram, as métricas a serem avaliadas são as de descoberta, como os likes, impressões e alcançe. O perfil do usuário que interage com a sua marca é o de visitante.

Meio de Funil

Meio de Funil de vendas Instagram
Meio de Funil de vendas

No meio do funil, encontram-se os leads que já têm um maior nível de consciência sobre o problema apresentado.

Esses leads já receberam seu conteúdo informativo de topo de funil.

Portanto, começam a considerar formas de resolver suas questões que causam algum incômodo. Isso pode ser feito de diversas formas.

Por exemplo, uma paciente que sofre com enxaquecas, no estágio da descoberta, poderia estar bem tranquila em relação à frequência da dor. No entanto, o conteúdo de um médico neurologista, que a informa das consequências das dores de cabeça, irão deixá-la mais consciente dos riscos que corre.

Nessa etapa, já é interessante analisar métricas de engajamento. Como o compartilhamento, comentários e os salvamentos. O perfil do usuário é o de seguidor, então ele já é um seguidor da sua página.

Fundo de Funil

final-do-funil-de-vendas-instagram
Final do Funil de Vendas

No fundo do funil de vendas, os leads estão totalmente conscientes do problema ou necessidade e agora, de fato, ponderam entre soluções.

Esse é o momento certo para apresentar o seu produto ou serviço. Sua solução deve ser apresentada com o objetivo de ajudá-los a resolver o problema o mais rápido possível.

Se você fez um bom trabalho até aqui, engajando e qualificando seus leads, essa é a hora de colher os frutos do seu trabalho, gerando vendas.

Para isso, o foco do seu conteúdo e análise são as conversões.

Métricas a serem analisadas são os clicks no link da bio e o famoso “Arrasta pra cima”. O perfil do usuário é o de cliente.

Maneiras de criar um Funil de Vendas

como-montar-funil-de-vendas-instagram
Como montar meu funil de vendas?

Existem várias formas de construir um funil de vendas. A mais utilizada é o funil por e-mails.

Com uma sequência de conteúdos bem planejada, você consegue atrair, segmentar, educar, engajar e principalmente, converter leads em clientes.

Mas, uma sequência de e-mails não é a única maneira de construir um funil de vendas.

Você pode utilizar diversas ferramentas, inclusive suas redes sociais para a maioria das atividades.

Continue lendo para saber como usar o Instagram para construir um funil de vendas simples e lucrativo.

Funil de Vendas no Instagram

funil-de-vendas-instagram
Funil de vendas Instagram

Se o brasileiro gasta tantas horas em redes sociais, nada mais eficaz que utilizá-las estrategicamente para sua empresa.

Foi pensando assim que várias empresas já começaram a utilizar o Instagram como ferramenta de vendas.

Por se um app extremamente visual, que permite diversos formatos de conteúdo – fotos, vídeos, vídeos temporários como os stories e até mesmo Lives ao vivo – o Instagram tem um alto engajamento do seu público.

Além disso, o Instagram fornece métricas precisas de engajamento, público, localização e outras. Assim, você pode mensurar quais ações e conteúdos estão realmente dando resultados.

Veja como você pode construir um funil de vendas e direcionar seus leads pelo funil, até tornarem-se clientes

Estratégias para Topo de Funil

Pessoas no estágio inicial da jornada, o chamado topo de funil, serão diretamente impactadas pelos seus posts no feed e anúncios.

Como diariamente você receberá novos seguidores ou visitas, use a biografia do seu perfil, para explicar em poucas palavras tudo o que o seu negócio é, de uma maneira essencialista.

E use também posts no feed, para publicar conteúdos dos estágios de descoberta e aprendizado.

Crie um perfil temático, com um mood específico e poste sobre os temas mais buscados em seu nicho. Vale publicar perguntas, fazer posts em texto e pequenos vídeos, com as principais dúvidas e também os desejos de seu público.

Você com o tempo se tornará conhecido por postar conteúdo relevante sobre o assunto. E esse é um trabalho que irá ajudá-lo a construir autoridade em seu nicho.

Você também pode utilizar os stories para fazer pesquisas e receber as perguntas do seu público. Essa é uma boa técnica para produzir ainda mais conteúdo relevante para a sua audiência.

Estratégias para Meio de Funil

Depois de conscientizados sobre o problema, os prospects começam a procurar alternativas e mais informações.

Esse é um momento para trazê-los para si. O ideal é capturar os e-mails para que a comunicação seja direta. Além disso, uma lista de e-mails bem construída se torna um ativo para a empresa.

Mas, o Instagram também permite que você construa “listas” dentro do próprio aplicativo, utilizando-se dos recursos:

  • grupos
  • melhores amigos

Essa é uma forma simples de segmentar seus seguidores mais aquecidos e entregar a eles conteúdo de valor.

No entanto, reforçamos a cautela, pois sempre que se está em uma rede social, o domínio não pertence a você, mas à rede. Portanto, se a rede deixar de existir, você pode perder todo o trabalho feito.

Procure captar sempre o contato de seus seguidores mais engajados, transformando-os em leads.

Estratégias de Fundo de Funil

Para o fundo de Funil, onde estão os leads melhor informados e prontos para receber uma oferta, você pode fazer ações mais diretas e específicas.

Por exemplo, oferecer cupons de descontos e promoções de seus produtos e serviços apenas para seguidores de seu perfil. Ou fazer publicações exclusivas para sua lista de melhores amigos.

O Instagram permite, inclusive, que perfis de lojas postem seus produtos no feed, com link para a loja virtual. Essa é a chamada sacolinha e é válida somente para produtos físicos, de lojas cadastradas no Facebook e Instagram.

A gestão é feita pela loja na página do Facebook da empresa. Então, esse recurso permite que os leads e seguidores que estão prontos para comprar possam finalizar a compra, assim como em uma loja virtual.

Métricas

Dentre todos os recursos disponíveis pelo Instagram, o que consideramos mais importante é a possibilidade de receber métricas. Veja algumas métricas importantes para construir o seu funil de vendas no Instagram.

Através das métricas de um post, você fica sabendo o alcance, número de impressões e descobertas – quantas vezes seu post foi visto e até mesmo quantas pessoas passaram a segui-lo após ter contato com o post.

Utilizada de forma estratégica, essa ferramenta é um termômetro para saber quais os conteúdos que mais dão visibilidade ao seu perfil, interagiram com stories, com um post e até mesmo conseguem saber os dados demográficos como idade, sexo e localização.

Com as métricas você pode refinar cada vez mais seu funil e realizar mais vendas.

Métricas de público

métricas-instagram
Métricas Instagram

Em seguida, é possível verificar as estatísticas de público de seu perfil. Ali, além de ver o seu número total de seguidores, você encontra dados como:

  • crescimento do perfil: número de seguidores que começaram e deixaram de seguir
  • principais localizações: cidades e países que concentram a maior parte de seu público (recurso excelente para fazer campanhas locais).
  • faixa etária: percentual de público por faixa etária
  • gênero: percentual de público por gênero.
  • horários de maior atividade dos seguidores: essa métrica é uma boa baliza para acertar o horário das suas publicações e ter um maior alcance.

Certamente, os dados acima irão ajudá-lo a construir um funil de vendas no Instagram e realizar mais vendas por meio dessa rede social que só tem crescido no Brasil e no mundo.

Se você quer aprender a usar melhor o seu Instagram para extrair dele os melhores recursos, recomendo que leia o nosso Guia completo sobre o Instagram 2019.

Se tiver dúvidas sobre como construir o seu funil de vendas no Instaram com o auxílio da leadlovers, é só deixar nos comentários que teremos prazer em ajudar você.

Espero que esse artigo o ajude a fazer mais sucesso e fechar excelentes negócios no Instagram. Boas vendas!!!

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers